Topo

Após primeiro set ruim, João Souza reage, vira e elimina favorito em Viña del Mar

Do UOL, em São Paulo

30/01/2012 20h13

Nesta segunda-feira, em sua estreia no ATP 250 de Viña del Mar, o brasileiro João Souza venceu Filippo Volandri de virada por 2 sets a 1, parciais de 1-6, 7-5 e 7-6 (7-5), e garantiu sua classificação para a segunda rodada do torneio. O italiano era o oitavo cabeça de chave da competição.

ROGERINHO FURA O QUALI

Nesta segunda-feira, Rogério Dutra da Silva venceu o espanhol Ivan Navarro por 2 sets a 0, parciais de 6-2 e 6-4, em jogo válido pela última rodada do qualifying do ATP 250 de Viña del Mar. Com o resultado, o tenista brasileiro se classificou para a chave principal do torneio e se juntou aos compatriotas Thomas Bellucci, Ricardo Mello e João Souza.

No primeiro set, João Souza teve muitas dificuldades para confirmar seu serviço, mesmo no game em que pontuou. O brasileiro teve apenas uma oportunidade para devolver as quebras, mas Volandri conseguiu salvá-la. Deste modo, o italiano não teve problemas para fazer 6-1 na parcial.

Souza começou o segundo set confirmando seu serviço e abrindo 1-0. Porém, rapidamente Volandri tomou a dianteira no placar, quebrando o oponente e abrindo 3-1. Mas dessa vez o brasileiro não deixou o adversário disparar e devolveu a quebra, levando o set para os últimos games. No fim, melhor para o brasileiro, que conseguiu quebrar o rival mais uma vez e fechar em 7-5.

No terceiro set, o brasileiro começou bem, confirmou seu serviço e quase conseguiu quebrar o rival, que, com dificuldades, empatou em 1-1. O placar manteve-se equilibrado até o fim e a partida foi decidida no tie-break. O brasileiro jogou melhor e fechou o game de desempate em 7-5 para garantir sua vitória.

Souza agora espera o duelo entre o chileno Fernando Gonzalez e o espanhol Pere Riba para saber quem será seu próximo adversário em Viña del Mar.

FAVORITOS VENCEM NA EUROPA

Cabeça de chave número 1 do ATP 250 de Zagreb, Ivan Ljubicic precisou de três sets para vencer na estreia. Nesta segunda-feira, o croata bateu o eslovaco Karol Beck por 2 sets a 1, parciais de 7-6 (7-5), 3-6 e 6-3. No ATP 250 de Montpellier, o alemão Florian Mayer, principal cabeça de chave a entrar em quadra nesta segunda-feira, bateu Gilles Muller por 2 a 0, parciais de 7-6 (7-3) e 6-3.