Topo

Após irritação na Austrália, Berdych cala torcida e vence Monfils na final em Montpellier

Tomas Berdych exibe troféu de campeão do Torneio de Montpellier - AFP PHOTO / PASCAL GUYOT
Tomas Berdych exibe troféu de campeão do Torneio de Montpellier Imagem: AFP PHOTO / PASCAL GUYOT

Do UOL, em São Paulo

05/02/2012 14h03

Neste domingo, o tenista tcheco Tomas Berdych venceu o tenista da ‘casa’ Gael Monfils por 2 sets a 1 (6-2, 4-6 e 6-3) e conquistou o título do Torneio de Montpellier.  Essa foi a primeira conquista do número sete do ranking na temporada 2012.

Logo no começo da partida, Berdych quebrou o saque do rival francês e abriu 2 a 0. A vantagem inicial deu confiança ao tcheco que conseguiu impor seu melhor jogo e fechou a primeira parcial por 6 a 2 sem grandes dificuldades.

O segundo set foi mais equilibrado. Monfils novamente começou atrás, mas reagiu e empatou a partida ao fechar a parcial em 6 a 4. Já no terceiro set, Berdych conseguiu uma quebra de vantagem e tratou de administrar a partida. Quando a partida estava 5 a 3, Monfils até tentou voltar para o jogo, mas o tcheco mostrou eficiência e venceu a parcial por 6 a 3 e o jogo por 2 sets a 1.

Essa é o segundo torneio seguido que Berdych contraria a torcida local. Antes de estragar a festa dos franceses para Monfils, o tcheco sofreu com as vaias dos torcedores no Aberto da Austrália, durante o duelo com o espanhol Nicolas Almagro pela quartas de final do Grand Slam.

Na ocasião, Berdych levou uma bolada de Almagro, que logo após o lance pediu desculpas ao rival, não aceitas, já que o tcheco afirmou que o lance foi intencional e ainda se recusou a cumprimentar o espanhol ao fim do confronto. Os torcedores repudiaram a atitude de Berdych e o tcheco sofreu com as vaias.