Topo

Tenista Fernando González, herói olímpico chileno, anuncia aposentadoria

Apelidado "Bombardero de La Reina",  González é o único chileno com três medalhas olímpicas - Karina Tejada/Reuters
Apelidado "Bombardero de La Reina", González é o único chileno com três medalhas olímpicas Imagem: Karina Tejada/Reuters

Das agências internacionais

Em Santiago (Chile)

09/02/2012 16h19

O chileno Fernando González, único esportista chileno com três medalhas olímpicas, anunciou nesta quinta-feira sua aposentadoria para março. Aos 31 anos, ele colocará fim a 12 anos de carreira, marcada por sucessivas lesões nos últimos meses, depois do Masters 1000 de Miami.

González foi ouro em Atenas-2004 nas duplas, junto com Nicolás Massú, e bronze na categoria individual, enquanto que em Pequim-2008 ficou com a prata, após perder a final para o espanhol Rafael Nadal. 

O chileno tomou a decisão de aposentar-se há três semanas, após problemas físicos.

“Foram meses muito duros para mim, nos quais me dei conta de que não tenho mais a energia que preciso, nem estou disposto a fazer tudo que tenho que fazer para estar onde quero estar. Diante do respeito que minha atividade merece, decidi tomar a decisão de sair”.

González, que na atualidade ocupa a posição 268 do ranking mundial, possui 11 títulos no circuito profissional além das três medalhas  olímpicas.

Entre janeiro e maio de 2007, o "Bombardero de La Reina", como era conhecido em seu país, ocupou a quinta colocação no ranking da ATP, sua melhor classificação. "O tênis me deu vivências incríveis, conheci muita gente admirável, maravilhosa, tive experiências no limite”, disse González, visivelmente emocionado.  
 
O tenista explicou que sempre teve a intenção de jogar profissionalmente até os 30 anos.  “Sempre disse que ia jogar até os 30 anos e nos últimos meses não parava de pensar [em parar]. A decisão concreta tomei há umas três semanas”, indicou.

González explicou que escolheu o Masters de Miami para se despedir porque é um torneio muito especial para ele. 

“Escolhi Miami porque significa algo importante para mim, vivi [na cidade] muitas coisas importantes. Lá tenho amigos, que me ajudaram muito, e uma grande colônia de chilenos”, apontou.

Ele também assegurou que prosseguirá ligado ao tênis, à frente de uma fundação com seu nome que colocará em atividade nas próximas semanas.