Topo

Federer volta à elite da Davis com derrota para Isner, e EUA abrem 2 a 0 na Suíça

Roger Federer durante derrota para John Isner em partida pela Copa Davis - Peter Schneider/EFE
Roger Federer durante derrota para John Isner em partida pela Copa Davis Imagem: Peter Schneider/EFE

Do UOL, em São Paulo

10/02/2012 18h01

Roger Federer está de volta à elite da Copa Davis após oito anos. Mas não foi a reestreia que os suíços esperavam. Nesta sexta-feira, o ex-número 1 do mundo foi derrotado por John Isner e viu os Estados Unidos abrirem 2 a 0 na primeira fase da competição. Antes, Stanislas Wawrinka já havia perdido para Mardy Fish.

Mesmo jogando em casa, Federer não conseguiu se impor sobre o rival. O suíço até começou a partida bem, mas o equilíbrio foi a marca do duelo. Se conseguiu a quebra que lhe deu a vitória no primeiro set, o anfitrião viu Isner reagir na parcial seguinte e faturar o terceiro no tie break.

Já no quarto set, Federer esteve irreconhecível. O suíço sacou muito mal e cedeu duas quebras para Isner, que não teve problemas para fazer 6-2 e fechar o confronto em 3 sets a 1.

Esta é a primeira participação de Federer na rodada inicial do Grupo Mundial da Copa Davis desde 2004, quando a Suíça perdeu para a França nas quartas de final. Desde então, o atleta só disputou playoffs. Em 2010, ele foi criticado por não defender seu país em nenhuma fase.

O número 3 do ranking da ATP volta à quadra neste sábado. Ao lado de Wawrinka, ele disputará o duelo de duplas contra Mike Brian e Ryan Harrison.

ATUAL VICE-CAMPEÃ, ARGENTINA ESTREIA COM VITÓRIAS SOBRE A ALEMANHA

Os argentinos sobraram em quadra no primeiro dia de disputas e encaminharam a vaga para as quartas de final. Jogando fora de casa, Juan Monaco e David Nalbandian não tomaram conhecimento de Philipp Petzschner e Florian Mayer, respectivamente, e abriram 2 a 0 no duelo contra a Alemanha.

No primeiro jogo, Monaco contou com os erros não forçados de Petzschner para fazer 3 sets a 0, com triplo 6-3, no rival. Nalbandian teve um pouco mais de dificuldade diante de Mayer e perdeu a primeira parcial, mas virou o jogo e fechou em 3 a 1, com 2-6, 6-0, 6-1 e 7-6 (7-5).

Neste sábado será realizada a partida de duplas. Tommy Haas e Petzschner tentarão marcar o primeiro ponto alemão contra Juan Ignacio Chela e Eduardo Schwank.

ÚLTIMOS CAMPEÕES, ESPANHA E SÉRVIA ABREM VANTAGEM

Últimos campeões da Davis, Espanha e Sérvia estrearam com o pé direito. Mesmo com o time B, os espanhóis abriram vantagem contra Cazaquistão. Juan Carlos Ferrero fez 1 a 0 ao derrotar Mikhail Kukushkin por 3 sets a 2. Nicolas Almagro ainda encara Andrey Golubev.

Donos do troféu de 2010, os sérvios passaram fácil pela Suécia. Janko Tipsarevic venceu Filip Prpic por 3 sets a 0, enquanto Viktor Troicki bateu Michael Ryderstedt por 3 a 1.

JAPÃO E CROÁCIA EMPATAM; REPÚBLICA TCHECA SAI NA FRENTE

Japão e Croácia ficaram no empate após os dois primeiros confrontos. Go Soeda abriu o placar para os japoneses diante de Ivan Dodig, mas Ivo Karlovic deixou tudo igual ao bater Kei Nishikori. A República Tcheca vai batendo a Itália por 1 a 0, mesmo placar de Áustria e Rússia. Canadá x França ainda não começou.