Topo

Bellucci e Melo vencem espanhóis e vão encarar brasileiro favorito nas duplas; Feijão é eliminado

Ao lado de Marcelo Melo, Bellucci enfrentará Bruno Soares na próxima fase do torneio - Marco Máximo/Divulgação
Ao lado de Marcelo Melo, Bellucci enfrentará Bruno Soares na próxima fase do torneio Imagem: Marco Máximo/Divulgação

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo*

14/02/2012 18h10

Thomaz Bellucci e Marcelo Melo estrearam sem dificuldades na chave de duplas do Aberto do Brasil, batendo os espanhóis Albert Montanes e Albert Ramos por 6/3 e 6/2. Agora, os dois vão encarar Eric Butorac e o também brasileiro Bruno Soares, favoritos na competição, repetindo o roteiro de duelos entre donos da casa da chave de simples.

SAMBA E BALADA VIP AGUARDAM TENISTAS

  • O Aberto do Brasil deixou a mordomia e o belo cenário da Costa do Sauípe, na Bahia, para mudar para São Paulo. Se trouxe mais recursos e tenistas mais importantes, a mudança também deu trabalho à organização, que teve de preparar um roteiro à altura dos exigentes atletas.

    Na semana que passarão na capital paulista, Fernando Gonzalez, Nicolas Almagro, Thomaz Bellucci e cia terão direito a escola de samba, jogo de futebol e balada VIP para encerrar a semana.

Na competição individual, dois dos três únicos brasileiros ainda vivos no torneio vão se enfrentar na próxima quarta: Thomaz Bellucci e Ricardo Mello. Entre as duplas, há mais representantes verde-amarelos, mas o confronto prematuro promete eliminar algumas das principais esperanças do país na competição.

Thomaz Bellucci é o melhor ranqueado do país em simples (38º do mundo), enquanto Melo é o segundo melhor entre os duplistas (33º). Bruno Soares e o americano Eric Butorac, além de serem os cabeças-de-chave número 1 do Aberto do Brasil, ainda são 19º e 27º do mundo entre os duplistas, respectivamente.

Na primeira rodada, os dois bateram por 6/3 e 7/6 os argentinos Carlos Berlocq e Leonardo Mayer. Já Bellucci e Melo tiveram poucas dificuldades contra os espanhóis que tiveram pela frente.

GONZALEZ É ELIMINADO

O chileno Fernando Gonzalez, uma das atrações do Aberto do Brasil, foi eliminado. Ele teve apoio maciço da torcida, mas perdeu para o russo Igor Andreev por 6/2 e 6/3. Aos 31 anos, ele promete encerrar a carreira no Masters 1000 de Miami.


Apesar do jogo equilibrado e com poucas quebras, Bellucci e Melo souberam defender muito bem seus pontos e contaram com o apoio integral do público. Mesmo sem lotar o ginásio do Ibirapuera, a torcida fez barulho em momentos-chave para os brasileiros, como quando eles estavam prestes a quebrar os saques dos rivais.

Com isso, Bellucci e Melo não tiveram dificuldade em fechar os dois sets em pouco mais de uma hora de partida.

 

FEIJÃO É DERROTADO NA ESTREIA

Em sua estreia no Aberto do Brasil, João Souza, o Feijão, acabou eliminado. O tenista brasileiro perdeu para o romeno Victor Hanescu por 2 sets a 0, com parciais de 6-3 e 6-3, em jogo válido pela primeira rodada do torneio.

No primeiro set, Feijão foi prejudicado por uma quebra que Hanescu conseguiu logo no segundo game. Sacando pela primeira vez, o brasileiro demorou para encontrar seu melhor serviço e entregou o ponto graças a uma dupla-falta. Souza chegou a ter três chances de devolver a quebra no quarto game, mas o romeno conseguiu fechar a parcial com 6-3.

No segundo set, a quebra de Hanescu veio no quinto game. Feijão tentou reagir, mas o romeno administrou a vantagem e fechou o jogo com um novo 6-3.

* Atualizada às 22h28