Topo

Torcida empurra e Bellucci vence de virada em dia de vaias a argentinos

Bellucci durante jogo contra Mayer no Aberto do Brasil - Gaspar Nóbrega/Divulgação
Bellucci durante jogo contra Mayer no Aberto do Brasil Imagem: Gaspar Nóbrega/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

18/02/2012 00h37

Nesta sexta-feira, Thomaz Bellucci venceu o argentino Leonardo Mayer de virada por 2 sets a 1, parciais de 3-6, 6-2 e 7-5, em jogo válido pelo Aberto do Brasil, e se classificou para as semifinais do torneio. O brasileiro é o quarto cabeça-de-chave da competição.

MELLO E FEIJÃO CAEM NAS DUPLAS

  • Rodrigo Paiva/UOL

    Também nesta sexta-feira, Ricardo Mello e João Souza, o Feijão, foram eliminados da chave de duplas do Aberto do Brasil. Os brasileiros perderam para os italianos Daniele Bracciali e Potito Starace, cabeças-de-chave número 2 do torneio, por 2 sets a 0, com duplo 6-4. Com isso, Bruno Soares, que joga com o americano Eric Butorac, e André Sá, que faz dupla com o eslovaco Michal Mertinak, são os únicos brasileiros vivos na chave de duplas.

Mayer foi vaiado logo em sua apresentação. Enquanto anunciava o perfil do tenista, o locutor oficial do torneio disse que seu ídolo é o compatriota Diego Maradona. Os torcedores presentes não perdoaram.

Durante o quarto game do segundo set, quando demorou a sacar, Mayer também foi vaiado pela torcida, que apoiou Bellucci durante toda a partida.

No jogo anterior ao do brasileiro, David Nalbandian também foi vaiado. Os fãs presentes não gostaram das reações do tenista em sua derrota para o italiano Filippo Volandri, adversário de Bellucci nas semifinais – durante a partida, o argentino se irritou em algumas oportunidades e jogou sua raquete no chão.

Apesar da vitória, Bellucci não começou bem o jogo. O brasileiro cometeu uma dupla falta em momento decisivo do segundo game, permitindo que o argentino abrisse 2-0. Mesmo com o apoio da torcida, que vibrava a cada boa jogada de Bellucci, o brasileiro não recuperou a quebra e acabou perdendo a parcial por 6-3.

Pressionado pelas vaias no segundo set, Mayer entregou uma quebra para Bellucci no sexto game e permitiu que o brasileiro abrisse 4-2. Embalada, a torcida entrou no jogo e empurrou o dono da casa, que voltou a pontuar no saque do adversário e fechou com 6-2.

Apesar do momento favorável, Bellucci começou a terceira parcial sendo quebrado logo no primeiro game. Porém, com a torcida jogando junto, o brasileiro mostrou frieza e devolveu a quebra no decisivo décimo game, empatando o jogo em 5-5.

Com a torcida inflada novamente, Bellucci conseguiu fechar o jogo. O brasileiro venceu dois pontos seguidos, com nova quebra no 12º game, e venceu a parcial por 7-5, garantido sua classificação.

Depois da emocionante vitória, o tenista brasileiro, ainda na quadra, agradeceu o apoio da torcida presente do Ginásio do Ibirapuera. "Acho que, se não fosse por vocês, eu não teria vencido hoje", afirmou.