Topo

Bruno Soares ganha torneio de duplas e "salva a pátria" no Aberto do Brasil

Bruno Soares (à direita) abraça o rival André Sá durante a final vencida por ele em SP - Rodrigo Paiva/UOL
Bruno Soares (à direita) abraça o rival André Sá durante a final vencida por ele em SP Imagem: Rodrigo Paiva/UOL

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

19/02/2012 14h48

A expectativa criada por um possível título em casa de Thomaz Bellucci não foi em vão. Se o principal brasileiro na chave de simples falhou, nas duplas o país conquistou o Aberto do Brasil. Neste domingo, atuando ao lado de Eric Butorac diante de um ginásio Ibirapuera com um ótimo público, Bruno Soares fez 2 sets a 1 (3/6, 6/4 e 10/8) no brasileiro André Sá e no eslovaco Michal Mertinak.

"Todo título é uma grande emoção, e ganhar em casa é mais ainda. Foi um jogo difícil. O André estava controlando o jogo o tempo inteiro, só que nós estávamos jogando bem. Teve uma hora ali no segundo set que eu falei: 'cara, a gente está jogando para car..., se eu perder jogando o fino assim eu vou para casa feliz. Só que a gente conseguiu aproveitar a chance que teve", disse Bruno Soares após a conquista.

Com o título, o brasileiro consegue o bicampeonato do torneio. No ano passado, ele venceu a última edição do torneio na Costa do Sauípe ao lado de Marcelo Melo. A conquista coroa o favoritismo da dupla campeã. Soares e Butorac entraram no Aberto do Brasil como cabeças-de-chave número 1. O brasileiro é o 19º do mundo em duplas e seu parceiro americano o 27º, enquanto Sá é o 54º e Mertinak o 61º.

Só que a diferença de ranking não foi tão sentida em quadra. Sá e Mertinak não tinham cedido set algum no torneio e deram muito trabalho. Soares e Butorac começaram o jogo muito agressivos, indo com frequência à rede, só que sofreram com a falta de entrosamento e tiveram dificuldade de defender o saque.

O americano, especialmente no primeiro set, cometeu muitos erros não-forçados e ajudou a fortalecer a confiança dos adversários. 

Com um apoio tímido da torcida que compareceu em bom número ao ginásio do Ibirapuera e se dividiu entre os brasileiros, Sá e Mertinak aproveitaram as poucas chances que tiveram. Os dois conseguiram a primeira quebra no sétimo game do primeiro set e fecharam em seguida parando o saque de Bruno e Butorac novamente.

O 6/3 na primeira parcial acordou Bruno e Butorac. No segundo set, Sá e Mertinak estavam sacando bem e dando trabalho quando recebiam, mas erraram na hora decisiva. Com 4-4 no placar, foram quebrados e viram Bruno e Butorac empatarem o jogo logo na sequência.

No tié-break, o equilíbrio se manteve. As duas duplas defenderam bem o serviço e o campeonato só foi decidido nos pontos finais. O ponto do título veio em um erro de André Sá, que tentou uma devolução longa, errou e deu a vitória ao compatriota.

O resultado é um bom começo para a parceria entre Bruno Soares e Eric Butorac. Vivendo o melhor momento da carreira, o brasileiro desfez a parceria de dois anos com Marcelo Melo no ano passado e está começando a jogar com o americano.