Topo

Torneio de Dubai pode ter confronto de Djokovics e recorde de Novak

Djokovic pode ser primeiro tenista a vencer por quatro vezes seguidas em Dubai - EFE/Ali Haider
Djokovic pode ser primeiro tenista a vencer por quatro vezes seguidas em Dubai Imagem: EFE/Ali Haider

Do UOL, Em São Paulo

27/02/2012 06h00

OS OITO TOP 10 EM DUBAI

Novak Djokovi (SER)
Roger Federer (SUI)
Andy Murray (GBR)
Jo-Wilfried Tsonga (FRA)
Thomas Berdych (TCH)
Mardy Fish (EUA)
Janko Tipsarevic (SER)
Juan Martín Del Potro (ARG)
CHAVE DO TORNEIO

Após faturar o Aberto da Austrália, o tenista número um do ranking, Novak Djokovic, volta às quadras para mais um desafio. A partir desta segunda-feira (27), tentará estabelecer um novo recorde no Torneio de Dubai e ser o primeiro atleta a vencer por quatro vezes consecutivas o campeonato nos Emirados Árabes. No caminho, pode enfrentar o seu irmão mais novo, Marko.

Convidado pela organização do torneio, Marko Djokovic jogará nesta segunda feira contra o cazaque Andrey Golubev, número 133 do rankig, pelo qualifying. Se vencer, o jovem de 20 anos e número 867 do ranking, entra na chave principal do torneio.

Contudo, se depender do retrospecto, o confronto entre os dois Djokovics ainda vai demorar a acontecer. Com retrospecto ruim no ano, Marko soma derrotas nas primeiras rodadas dos torneios Futures que disputou

Já o irmão Novak passa por uma fase excelente. E o número um do mundo tem em Dubai um torneio de alto nível, uma vez que oito dos dez melhores tenistas no ranking participam da competição.

"Eu sempre joguei meu melhor tênis em Dubai. Tive sucesso nos últimos anos e essa é a razão para eu acreditar que posso fazer o mesmo esse ano. Fazer história é uma benção. É algo que todos os atletas buscam. Se eu conseguir estarei muito feliz", disse o sérvio em entrevista coletiva.
 
Na estreia, Djokovic encara o alemão Cedrik-Marcel Stebe, número 72 do ranking. E sem conhecer muito sobre o jovem de 21 anos, Novak contou com a ajuda de seu irmão para saber mais sobre o próximo adversário.
 
"Não sei muito sobre ele. Meu irmão [Marko], que cresceu com ele nos juniores, me disse um pouco sobre ele. Assisti à partida dele contra Hewitt na Austrália e ele me impressionou. Ele não tem medo dos oponentes".
 
 

FEDERER MIRA TOPO DO RANKING E QUEBRA DE RECORDE DE SAMPRAS

Número três do ranking e antigo líder do ranking mundial, Federer acredita que pode voltar ao posto de número um do tênis. Para isso, acredita ter que manter o bom momento até o Aberto dos EUA. "Estou em uma boa sequência. Venci alguns torneios em um curto período o que me deu confiança.

Se voltar ao topo do ranking, Federer iguala o recorde de Sampras, que ficou 286 semanas como número 1."Acredito que se eu fizer as coisas da maneira correta, os resultados aparecem. Tenho que manter o trabalho que só assim eu consiguirei quebrar o recorde".

Vindo de um título em Roterdã, Federer estreia em Dubai na terça-feira contra o francês Michael Llodra.