Topo

Após desperdiçar nova chance contra top 3, Bellucci diz que elevou seu nível em Indian Wells

Thomaz Bellucci lamenta derrota para Roger Federer em Indian Wells  - Danny Moloshok/Reuters
Thomaz Bellucci lamenta derrota para Roger Federer em Indian Wells Imagem: Danny Moloshok/Reuters

Do UOL, em São Paulo

15/03/2012 17h34

Em cinco oportunidades, Thomaz Bellucci teve pela frente um dos três tenistas que ocupam atualmente o topo do ranking mundial. O brasileiro perdeu todas as partidas, mas conseguiu dar um sufoco nos adversários, que elogiaram suas atuações. O ponto em comum de todas as partidas foi o bom começo do tenista de Tietê, que iniciou as partidas pressionando os oponentes, mas não conseguiu manter o nível e acabou derrotado na parte final dos jogos.

PRÓXIMOS MESES SERÃO DECISIVOS PARA ARRANCADA

Atualmente número 50 do mundo, Bellucci terá nos próximos dois meses torneios decisivos para suas aspirações de subir do ranking e entrar no top 20.

A principal defesa de pontos do brasileiro será no Masters 1000 de Madri quando chegou até a semifinal e perdeu para Djokovic e somou 360 ponto

Esse cenário se repetiu na última quarta-feira, quando Bellucci enfrentou pela primeira vez o suíço Roger Federer em partida válida pelas oitavas de final do Masters 1000 de Indian Wells.

O brasileiro começou sacando bem, confirmando a preocupação do suíço que antes do confronto já tinha dito que precisaria de atenção pelo paulista ser canhoto e sacar bem dos dois lados, mas sucumbiu no final e perdeu por 2 a sets a 1 (3-6, 6-3 e 6-4).

Mesmo com a derrota, Belluci disse que conseguiu jogar de igual para igual e que a partida foi decidida nos momentos finais. Enquanto isso, Federer comemorou a “vitória na raça” e revelou que teve dificuldades no início do jogo.

“Essa semana aqui em Indian Wells foi importante, elevei meu nível de tênis, joguei bem melhor do que vinha jogando e isso me dá mais confiança e motivação para o próximo torneio em Miami”, comemorou Bellucci.

O primeiro encontro com um tenista top aconteceu em 2008 contra Rafael Nadal em Roland Garros. Os dois voltaram a se enfrentar dois anos depois também pelo Grand Slam francês. O espanhol venceu os dois confrontos por 3 sets a 0, mas disse que sentiu mais dificuldade no primeiro duelo, já que considerou a partida contra o brasileiro a mais difícil da competição naquela edição.

CONFIRA O HISTÓRICO DE BELLUCCI CONTRA OS TOP 3:

Novak Djokovic

2 confrontos
Masters 1000 de Madri (2011):
2 sets a 1 (4-6, 6-4, 6-1)
Masters 1000 de Roma (2010):
2 sets a 0 (6-4, 6-4)
Rafael Nadal

2 confrontos
Rolando Garros (2010):
3 sets a 0 (6-2, 7-5, 6-4)
Roland Garros (2008):
3 sets a 0 (7-5, 6-3, 6-1)
Roger Federer

1 confronto
Masters 1000 de Indian Wells (2012): 2 sets a 1 (3-6, 6-3, 6-4)

Já contra Novak Djokovic, Bellucci conseguiu tirar uma ‘casquinha’ do sérvio e venceu um set na derrota por 2 sets a 1 no Masters 1000 de Madri em 2011. Um ano antes, o brasileiro perdeu por duplo 6-4 no Masters 1000 em Roma.

EM 2011, THOMAZ BELLUCCI VENCEU O TOP 4 ANDY MURRAY

A vitória contra o top três ainda não veio, mas Bellucci já venceu o número quatro, o britânico Andy Murray. O triunfo veio nas oitavas de final do Masters em Madri após Murray declarar que não conhecia o tênis do brasileiro.

“Eu realmente não sei muito sobre ele (Bellucci). Eu vejo muito tênis e realmente não tenho visto ele jogar“, disse o britânico na época.