Topo

Rafael Nadal vira sobre Nalbandian e garante confronto contra Federer em Indian Wells

Rafael Nadal faz devolução na vitória sobre o argentino David Nalbandian, nesta sexta - REUTERS/ Mike Blak
Rafael Nadal faz devolução na vitória sobre o argentino David Nalbandian, nesta sexta Imagem: REUTERS/ Mike Blak

Do UOL, em São Paulo

16/03/2012 21h56

Um dos maiores clássicos da história do tênis mundial será reeditado em uma das semifinais do Masters 1000 de Indian Wells. O espanhol Rafael Nadal, número dois do mundo, garantiu sua vaga para enfrentar Roger Federer (3º) depois de vencer, nesta sexta-feira, o argentino David Nalbandian por 2 sets a 1, parciais de 4-6, 7-5 e 6-4. 

O tenista suíço, algoz do brasileiro Thomaz Bellucci no torneio, garantiu sua classificação um pouco antes, depois de vencer pela quarta vez na temporada o argentino Juan Martin Del Potro: 2 sets a 0, parciais de 6-3 e 6-2. O clássico acontecerá neste sábado, valendo uma vaga na decisão do Masters 1000. 

O confronto da semifinal será o 28º entre os dois tenistas na história. Rafael Nadal leva ampla vantagem sobre o rival, tendo vencido 18 vezes, contra exatamente a metade do suíço. No único duelo entre eles na atual temporada, o espanhol levou a melhor. Na semifinal do Aberto da Austrália, em janeiro, triunfo por 3 sets a 1 e vaga na final garantida. 

Para conseguir a classificação, Nadal teve de suar mais do que esperava, e chegou até mesmo a estar dois pontos de ser eliminado da competição. No primeiro set, os dois tenistas mantiveram o equilíbrio durante quase toda a parcial. Até o nono game, ambos conseguiram confirmar seu saque sem maiores problemas. No décimo game, a primeira chance de quebra surgiu. E foi para Nalbadian. O argentino, então, aproveitou, quebrou o saque do rival e fez 1 a 0 na partida.

No segundo set, embalado pela vitória, Nalbadian teve chance de quebrar o saque de Nadal já no segundo game, mas o número dois escapou. Mais uma vez, a parcial seguiu sem quebras até o nono game. No décimo, Nadal sacava com 4-5 contra, e 30-30 no game. Seguro, igualou o set e, na sequência, aproveitou-se de duas bobeadas do sul-americano, quebrou o saque e confirmou depois para igualar o jogo.

O terceiro set foi mais tranquilo para Nadal. O espanhol quebrou o adversário logo no primeiro game. O argentino, desequilibrado emocionalmente, atirou a raquete no chão, bastante irritado. A partir de então, ambos apenas confirmaram seus saques, e Nadal caminhou para a vitória em 6 a 4 e 2 sets a 1.