Topo

Com ajuda de Guga, Rio quer desbancar Memphis e virar sede permanente do circuito ATP

Guga quer Brasil como sede permanente de circuito a partir do ano que vem - Leandro Moraes/UOL
Guga quer Brasil como sede permanente de circuito a partir do ano que vem Imagem: Leandro Moraes/UOL

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

27/03/2012 06h00

O ex-tenista Gustavo Kuerten, ex-número 1 do ranking mundial, e a secretária de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro, Márcia Lins, estão em missão especial em Miami, nos Estados Unidos. Os dois negociam com o chefe da Associação de Tênis Profissional (ATP), Brad Drewett, a inclusão do Rio como sede permanente do principal circuito de torneios do tênis mundial.

GUGA JÁ FOI CAMPEÃO

  • Arquivo
 
Os dois querem que o Rio de Janeiro receba anualmente uma etapa do circuito ATP a partir de 2013. Para que a cidade alcance seu objetivo, porém, ela terá desbancar uma sede atual do circuito. Guga e a secretária Lins negociam a possibilidade de Memphis, nos Estados Unidos, dar lugar ao Rio. 
 
Além de ser sede permanente do circuito, o Rio também quer receber o ATP Finals daqui a dois anos. O torneio reúne no final de todo ano os oito melhores tenistas do ranking mundial e marca o encerramento da temporada de tênis profissional.
 
Há pouco menos de um mês, em evento que marcou sua entrada no Hall da Fama Internacional do tênis, Guga já havia avisado que faria campanha para trazer o ATP Finals para o Brasil.
 
"Vou demonstrar iniciativa, porque dá pra perceber que nosso país tem várias frentes interessadas. Nesse processo de impulso da economia, facilita bastante", disse o tricampeão de Roland Garros no último dia 8 de março. "Temos contatos com parceiros que querem trazer o evento. A gente já conversa há anos. Agora começa a chegar nos assuntos finais".
 
Guga venceu a edição desse torneio em 2000, em Lisboa. Agora, aposentado, o ex-tenista está seguro de que o ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, está preparado para sediar o evento não só 2014, mas também em 2015.
 
“Nos próximos anos o Rio de Janeiro vai receber a atenção do mundo e esses eventos têm que vir e ficar aqui”, ratificou a secretária Márcia Lins. “Vamos mostrar que o estado tem capacidade de receber grandes eventos internacionais e o Maracanãzinho é o local perfeito para o ATP Finals.”