Topo

Djokovic vence revanche contra Murray e fatura o Masters 1000 de Miami sem perder set

Novak Djokovic rebate a bola durante a decisão do Masters 1000 de Miami, contra Murray - Al Bello/Getty Images/AFP
Novak Djokovic rebate a bola durante a decisão do Masters 1000 de Miami, contra Murray Imagem: Al Bello/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

01/04/2012 16h32

Sem perder nenhum set no Masters 1000 de Miami, o sérvio Novak Djokovic venceu Andy Murray na final neste domingo, por 6-1, 7-6 (4). Foi o terceiro jogo entre eles este ano. O número 1 do mundo havia vencido a semifinal do Aberto da Austrália, enquanto o britânico levou a melhor na penúltima rodada de Dubai.

Djokovic vingou também a derrota para o número 4 na final do mesmo torneio em 2009. O sérvio, que no ano passado conquistou o título ao bater o espanhol Rafael Nadal, também havia vencido o Masters 1000 de Miami diante do mesmo Murray em 2007.

"Penso que fiz um grande jogo do começo ao fim", disse o tenista que sagrou-se tricampeão do torneio. "Mas diante de um jogador de tanta qualidade você nunca sabe, por este motivo ele está no topo. Ele sempre volta ao jogo, mesmo quando você sente que tem o controle da partida. Então, estou muito feliz por ter terminado minha participação sem perder nenhum set", comentou o sérvio.

O jogo começou com muita intensidade, com Murray tentando explorar a direita do sérvio. A primeira quebra, no entanto, veio do sérvio, quando o jogo estava 2 a 1 para ele. Em seguida, Djokovic se impôs, passou a alternar um repertório variado, alcançando 6 a 1 e fechando o primeiro set com facilidade.

No segundo set, Murray foi para o tudo ou nada e arriscou mais o saque e as subidas à rede. A estratégia deu certo e o jogo seguiu equilibrado, com vários lances sensacionais, até o tie-break.

Murray chegou à decisão sem ter feito duas partidas. Ele não precisou jogar a semifinal contra o espanhol Rafael Nadal, que abandonou o confronto por sentir dores no joelho e também foi beneficiado pelo abandono do canadense Milos Raonic na terceira rodada.

Com o título, o sérvio conquistou o 30º troféu da carreira e o 11º de nível Masters, o que o igualou a Pete Sampras. O número 1 do mundo abriu também sua vantagem nos confrontos diretos contra Murray: 8 a 5.