Topo

Bellucci coloca 'evolução e responsabilidade' em xeque no duelo contra a Colômbia pela Davis

Thomaz Bellucci é o tenista mais bem ranqueado do duelo contra a Colômbia - Diego Azubel/EFE
Thomaz Bellucci é o tenista mais bem ranqueado do duelo contra a Colômbia Imagem: Diego Azubel/EFE

Do UOL, em São Paulo

06/04/2012 06h00

Nesta sexta-feira, o Brasil começa novamente a caminhada para tentar voltar à elite da Copa Davis, da qual está longe desde 2003. O paulista Thomas Bellucci é a principal esperança brasileira no confronto contra a Colômbia em São José do Rio Preto (interior de São Paulo), rival da final do zonal americano que classifica o vencedor para a repescagem mundial.

Na 45ª posição do ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), Bellucci é o tenista mais bem ranqueado do duelo. Porém, para comprovar o status de ‘favorito’, o paulista terá que superar o algoz Santiago Giraldo e mostrar a sua evolução física para a disputa de longas partidas.

BELUCCI X GIRALDO:

45º colocodado do ranking
55º colocado do ranking
1 vitória
4 vitórias
  • * Nota da redação: Os dados consideram todos os confrontos entre os dois tenistas

“Joguei contra ele na Davis há alguns anos e depois nos enfrentamos no circuito, mas isso não conta porque é uma outra situação. Eu sei que ele está bem preparado, em boa fase e com melhor ranking de sua carreira (56º). Acho que o fato de jogar no Brasil, com o nosso público é um fator importante”, disse confiante o brasileiro.

ALTITUDE É APOSTA BRASILEIRA NO INTERIOR DE SÃO PAULO

A cidade de São José do Rio Preto foi considerada ideal para receber o confronto contra a Colômbia por ter características consideradas que favorecem os brasileiros que tiveram bons resultados no saibro com altitude.

“A ideia era ter um pouco de altitude, mas não muito, pois os colombianos estão acostumados com uma altitude maior”, disse o capitão do time brasileiro João Zwetsch sobre a cidade do interior de São Paulo localizada a 489 m do nível do mar.

Bellucci aprovou as condições da quadra para o confronto. “As condições estão boas, a quadra ficou bem dura, a bola quica bastante e a quadra está rápida”, afirmou o brasileiro durante os confrontos.

Em 2008, justamente contra Giraldo, Bellucci fez a sua estreia em grandes torneios. Na época com 20 anos, o brasileiro não aguentou a partida de cinco sets, sofreu com as câimbras e acabou derrotado por 3 a 2 de virada.

Para o confronto deste ano, o fisioterapeuta Paulo Roberto Santos afirmou que os brasileiros estão em boas condições.

“Os jogadores estão sendo bem cuidados durante a semana inteira, boa hidratação, pesagem diária antes do jogo e após do jogo, para que não ocorram problemas. Temos que lembrar que são jogos de cinco sets e muito desgastantes, até mesmo sem sol”, explicou.

Além de Bellucci, a delegação brasileira ainda conta com o estreante João Souza, o Feijão, (102º), e com Bruno Soares (21º) e Marcelo Melo (36º) nas duplas.

O estreante João Souza, o Feijão, abre o confronto contra Santiago Giraldo nesta sexta-feira às 16h. Em seguida, Bellucci enfrenta Alejandro Falla. No sábado, a dupla Marcelo Melo/Bruno Soares enfrenta Juan Sebastian Cabal/Robert Farah. E no domingo, outras duas partidas de simples com Bellucci contra Giraldo e Feijão enfrentando Falla.

BRASIL X COLÔMBIA:

Em 2009: Brasil 4 x 1 Colômbia
Em 2008: Brasil 4 x 1 Colômbia
Em 2005: Brasil 5 x 0 Colômbia
Em 1985: Brasil 4 x 1 Colômbia
Em 1983: Brasil 5 x 0 Colômbia
Em 1970: Brasil 3 x 2 Colômbia
Em 1969: Brasil 3 x 2 Colômbia

O Brasil está invicto no duelo contra os colombianos, venceu os sete encontros entre as equipes pela competição. Apesar do retrospecto amplamente positivo para os brasileiros, os colombianos apostam no que eles acreditam ser a equipe mais forte deles nos últimos anos, com os simplistas Santiago Giraldo (55º) e Alejandro Falla (56º), e os duplistas Juan Sebastian Cabal (23º) e Robert Farah (36º).

Falla chega embalado para o duelo após o título em Barranquilla no último final de semana e quer contagiar os compatriotas.

“O titulo em Barranquilla me deixa em bom momento, com bastante confiança para enfrentar o Brasil e acho que também motiva bastante a equipe”, disse.