Feijão estreia na Copa Davis com derrota, e Colômbia abre 1 a 0 na Davis-12
João Souza, o Feijão, estreou nesta sexta-feira como integrante da equipe brasileira na Copa Davis. Mas sua primeira experiência terminou com derrota. Abrindo o confronto contra a Colômbia, em São José do Rio Preto (SP), o paulista de 23 anos perdeu para Santiago Giraldo, em três sets: 6-3, 6-4 e 6-4. Thomaz Bellucci enfrenta Alejandro Falla na sequência, para tentar empatar o placar.
O número 102 do ranking da ATP fez a partida de abertura deste duelo pelo Zonal Americano. Quem vencer ganha uma vaga na repescagem da Davis e briga por uma vaga no Grupo Mundial, a elite do torneio entre nações.
Apesar do calor da torcida brasileira, que fez muito barulho para tentar desestabilizar Giraldo, o colombiano foi sólido. Número 55 do mundo, ele desde o primeiro set conseguiu ditar o ritmo para quebrar saques de Feijão e ficar à frente no placar em quase todo o duelo.
"Foi um jogo muito duro, ainda mais com a torcida brasileira pressionando. Mas foi ótimo abrir o placar para a Colômbia logo na primeira partida", afirmou Giraldo, ao SporTV.
“O Giraldo vinha com confiança por vários bons resultados e acho que o Feijão teve momentos em que poderia colocar mais pressão”, analisou o capitão brasileiro João Schwetz. “Mas ele teve uma postura de muita luta e saiu do jogo forte, consciente de que pode ter de decidir este confronto no quinto ponto e tem chance de vencer.”
A partida começou disputada, mas apenas uma quebra de ritmo de Feijão acabou valendo o primeiro set. No meio da primeira parcial, Giraldo aproveitou para vencer no saque do brasileiro e abrir 5-2. Apesar da chance de devolver a quebra no nono game, o colombiano conseguiu fechar e abrir 1 a 0, em 47 minutos.
Parecia que se repetiria o mesmo cenário no segundo, quando o visitante mais uma vez saiu na frente, desta vez no primeiro game. Feijão pela primeira vez na partida conseguiu uma boa reação ao abrir 0-40 no sexto game e empatar tudo em 3 a 3. Mas na hora de decidir, valeu a experiência de Giraldo, com um 6-4.
Já se sentindo em casa, apesar do calor da torcida em São José do Rio Preto, Giraldo voltou a quebrar o saque de Feijão na abertura da terceira parcial. O brasileiro fez pressão e abriu 0-30 no game seguinte, mas não foi o seguinte para frear Giraldo. O empate veio no oitavo game, quando fez 4-4.
No momento decisivo para Feijão, o capitão João Schwetz teve de pegar um microfone e se dirigir à torcida, para pedir calma nos gritos em direção a Giraldo, caso contrário o brasileiro perderia um ponto. Era tarde, no entanto, e após mais uma quebra conquistada pelo colombiano, bastou confirmar seu serviço para fechar o primeiro jogo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.