Topo

Djokovic "esquece" drama e vence algoz de Bellucci; Nadal joga para o gasto e avança

Novak Djokovic está na semifinal e segue na busca pelo título inédito em Monte Carlo - REUTERS/Olivier Anrigo
Novak Djokovic está na semifinal e segue na busca pelo título inédito em Monte Carlo Imagem: REUTERS/Olivier Anrigo

Do UOL, em São Paulo

20/04/2012 10h13

Novak Djokovic continua firme na busca pelo título inédito do Masters 1000 de Monte Carlo. Nesta sexta-feira, o sérvio venceu o holandês Robin Haase, algoz do brasileiro Thomaz Bellucci nas oitavas de final, por 2 sets 0 (6-4, 6-2) e garantiu lugar na semifinal contra o tcheco Tomas Berdych.

DJOKOVIC SE DESCULPA POR “RABISCO”

Na última quinta-feira, Djokovic fez apenas um “rabisco” na câmera na hora da sua tradicional assinatura após a vitória contra Alexandr Dolgopolov. O líder do ranking se desculpou e caprichou no autógrafo depois do triunfo pelas quartas sobre holandês Robin Haase.

Essa não é a primeira vez em que a assinatura de Djokovic chama atenção no circuito. Em março, o sérvio assinou “Ai se eu te pego” (imagem acima), quando o sucesso do cantor brasileiro Michel Teló começou a tocar na quadra em Miami depois do duelo com Viktor Troicki. Relembre aqui

Na quinta-feira, Djokovic recebeu a notícia da morte do seu avô Vladmir, de 83 anos, poucas horas antes do duelo contra o ucraniano Alexandr Dolgopolov. O número um do mundo treinava quando um membro da sua comissão chegou e o informou. O sérvio deixou a quadra chorando.

Apesar da tristeza pela perda do avô, de quem era muito próximo, Djokovic resolveu continuar no torneio e não teve dificuldades para derrotar Dolgopolov pelas oitavas de final em Mônaco.

O líder do ranking também fez uma partida tranquila nesta sexta contra Haase, apesar da instabilidade no 1º set. O holandês começou assustando e quebrou o saque de Djoko logo no primeiro game. Porém, o sérvio foi rápido na resposta e chegou a ter a possibilidade de abrir 5 a 1 no placar, mas não confirmou a quebra.

Na sequência, Haase se empolgou com o bom game disputado e chegou a ameaçar a vitória de Djokovic no primeiro set e empatou a parcial em 4 a 4. No entanto, Djokovic voltou para o jogo, se concentrou e fechou em 6 a 4.

O 2º set começou com um Djokovic mais ligado e decidido em acabar logo com a partida. O sérvio abriu 4 a 0 e controlou a vantagem, fechando a parcial em 6 a 2 e o jogo em 2 sets a 0.

NADAL JOGA PARA O GASTO , VENCE SUÍÇO E ESTÁ NA SEMI EM MÔNACO

O espanhol Rafael Nadal não fez uma grande apresentação, jogou para o gasto e venceu o suíço Stanislas Wawrinka por 2 sets a 0 (7-5, 6-4), garantindo presença na semifinal do Masters 1000 de Monte Carlo em busca do octacampeonato.

O número dois do mundo começou bem o jogo e chegou a abrir 3 a 1, dando a impressão que fecharia o 1º set com facilidade. Porém, o espanhol abusou dos erros e viu o rival suíço aproveitar para empatar a parcial em 4 a 4. Mas no momento decisivo, a experiência pesou e Nadal quebrou o saque de Wawrinka e fechou a parcial em 7 a 5.

No 2º set, Nadal teve mais facilidade. O espanhol conseguiu uma quebra logo no primeiro game e pressionou o rival. Com a vantagem, o vice-líder do ranking administrou o placar para fechar em 6 a 4 e o jogo em 2 sets a 0, garantindo sua invencibilidade em Mônaco.

Com a vitória, Nadal confirmou o ótimo desempenho em partidas no saibro. O espanhol acumula 234 vitórias e 18 derrotas em partidas no piso.

"APÁTICO", MURRAY PERDE PARA O AGRESSIVO BERDYCH

O tcheco Tomas Berdych misturou paciência, regularidade e ataques precisos para ganhar uma maratona de quase três horas e impedir que o escocês Andy Murray chegasse às semifinais do Masters 1000 de Monte Carlo. O número 7 do ranking virou a partida com parciais de 6-7 (4-7), 6-2 e 6-3, e poderá ser o adversário de Novak Djokovic nas semifinais.

Esta é a segunda vez que Berdych atinge a penúltima rodada de Monte Carlo, repetindo uma campanha de cinco anos atrás.