Bellucci permite 4ª virada no ano, perde para francês em Madri e vê Olimpíada ameaçada
Thomaz Bellucci não conseguiu quebrar o tabu e segue sem vencer o francês Richard Gasquet. O brasileiro permitiu a virada do rival na estreia no Masters 1000 de Madri e perdeu o jogo por 2 sets a 1 (4-6, 6-4, 7-6 (7-5)), não conseguindo repetir a boa campanha do ano passado quando chegou nas semifinais. Foi a quarta vez no ano que Bellucci permitiu a reação do adversário.
"Ele (Gasquet) jogou muito bem e começou a sacar muito bem também a partir do segundo set. Me deu poucas chances de conseguir um break", afirmou Bellucci. "Errei algumas bolas em momentos chaves que me custaram a partida", disse o brasileiro, que salvou seis match-points no terceiro set.
A derrota logo na estreia em Madri também ameaça a participação de Bellucci nos Jogos Olímpicos de Londres. Atualmente, com os pontos da campanha no torneio espanhol no ano passado já descontados, o brasileiro ocupa a 69ª posição do ranking.
NÚMEROS DA PARTIDA:
Para garantir a participação em Londres-2012, Bellucci precisará realizar uma boa campanha em Roma, onde caiu na estreia em 2011, e defender a terceira rodada em Roland Garros.
Antes da disputa em Madri, Bellucci sofreu uma ruptura no abdome e não participou dos torneios de Barcelona e Munique, para se tratar e se recuperar da lesão a tempo de confirmar presença na Espanha.
O saibro “smurf” de Madri foi o grande desafio para os dos dois tenistas na partida desta terça-feira e Bellucci se mostrou melhor adaptado à novidade no início. O brasileiro começou o jogo pressionando o adversário e igualando o jogo de fundo, uma das principais características do francês.
O saque do brasileiro funcionou no 1º set, Bellucci conseguiu dois aces e a quebra no 5º set da parcial. Com a vantagem, o paulista mostrou tranquilidade para confirmar seus serviços seguintes e fechar em 6-4.
Os dois tenistas mantiveram o nível forte no 2º set e aceleram o jogo, ajudados pela velocidade do saibro azul, novidade deste ano no Masters 1000 de Madri.
O sexto game foi o mais disputado do set. O brasileiro teve dificuldades para confirmar o seu serviço, mas mostrou seguranças nos momentos de pressão, impediu a quebra e definiu o ponto com um ace.
Após a “maratona”, o brasileiro cometeu muitos erros não forçados e acabou permitindo a quebra na sua passagem seguinte pelo saque. O francês, que sacou muito bem durante toda a parcial, fechou o set em 6 a 4 e empatou o jogo.
No 3º set, o brasileiro esteve perto da derrota. Com uma quebra de vantagem, Gasquet foi para saque com o placar em 5 a 3, com a chance de fechar o jogo. Porém, com muitas chances desperdiçadas por ambos os lados, Bellucci salvou quatro match points para devolver a quebra e se manter vivo no jogo.
No tie-break, Bellucci cometeu erros bobos e permitiu que Gasquet conseguisse uma vantagem. O brasileiro ainda consegui salva dois match points, mas o francês teve paciência para fechar a parcial em 7-6 (7-5) e o jogo em 2 sets a 1, em mais de duas horas de partida.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.