Topo

Bellucci permite 4ª virada no ano, perde para francês em Madri e vê Olimpíada ameaçada

Thomaz Bellucci enfrenta o francês Richard Gasquet na estreia em Madri - AP Photo/Alberto Di Lolli
Thomaz Bellucci enfrenta o francês Richard Gasquet na estreia em Madri Imagem: AP Photo/Alberto Di Lolli

Do UOL, em São Paulo

08/05/2012 15h20

Thomaz Bellucci não conseguiu quebrar o tabu e segue sem vencer o francês Richard Gasquet. O brasileiro permitiu a virada do rival na estreia no Masters 1000 de Madri e perdeu o jogo por 2 sets a 1 (4-6, 6-4, 7-6 (7-5)), não conseguindo repetir a boa campanha do ano passado quando chegou nas semifinais. Foi a quarta vez no ano que Bellucci permitiu a reação do adversário.

"Ele (Gasquet) jogou muito bem e começou a sacar muito bem também a partir do segundo set. Me deu poucas chances de conseguir um break", afirmou Bellucci. "Errei algumas bolas em momentos chaves que me custaram a partida", disse o brasileiro, que salvou seis match-points no terceiro set.

Apesar da derrota, Bellucci ficou satisfeito por ter conseguido jogar quase três horas. "Foi um jogo que me exigiu bastante, principalmente por eu estar parado há 15 dias e não sentir mais nada, embora ainda não tenha sacado 100%", afirmou.

A derrota logo na estreia em Madri também ameaça a participação de Bellucci nos Jogos Olímpicos de Londres. Atualmente, com os pontos da campanha no torneio espanhol no ano passado já descontados, o brasileiro ocupa a 69ª posição do ranking.

NÚMEROS DA PARTIDA:

Thomaz Bellucci
Richard Gasquet
6 aces
8 aces
46 erros não forçados
30 erros não forçados
2 duplas-faltas
0 duplas-faltas

Para garantir a participação em Londres-2012, Bellucci precisará realizar uma boa campanha em Roma, onde caiu na estreia em 2011, e defender a terceira rodada em Roland Garros.

Antes da disputa em Madri, Bellucci sofreu uma ruptura no abdome e não participou dos torneios de Barcelona e Munique, para se tratar e se recuperar da lesão a tempo de confirmar presença  na Espanha.

O saibro “smurf” de Madri foi o grande desafio para os dos dois tenistas na partida desta terça-feira e Bellucci se mostrou melhor adaptado à novidade no início. O brasileiro começou o jogo pressionando o adversário e igualando o jogo de fundo, uma das principais características do francês.

O saque do brasileiro funcionou no 1º set, Bellucci conseguiu dois aces e a quebra no 5º set da parcial. Com a vantagem, o paulista mostrou tranquilidade para confirmar seus serviços seguintes e fechar em 6-4.

Os dois tenistas mantiveram o nível forte no 2º set e aceleram o jogo, ajudados pela velocidade do saibro azul, novidade deste ano no Masters 1000 de Madri.

O sexto game foi o mais disputado do set. O brasileiro teve dificuldades para confirmar o seu serviço, mas mostrou seguranças nos momentos de pressão, impediu a quebra e definiu o ponto com um ace.

Após a “maratona”, o brasileiro cometeu muitos erros não forçados e acabou permitindo a quebra na sua passagem seguinte pelo saque. O francês, que sacou muito bem durante toda a parcial, fechou o set em 6 a 4 e empatou o jogo.

No 3º set, o brasileiro esteve perto da derrota. Com uma quebra de vantagem, Gasquet foi para saque com o placar em 5 a 3, com a chance de fechar o jogo. Porém, com muitas chances desperdiçadas por ambos os lados, Bellucci salvou quatro match points para devolver a quebra e se manter vivo no jogo.
 
No tie-break, Bellucci cometeu erros bobos e permitiu que Gasquet conseguisse uma vantagem. O brasileiro ainda consegui salva dois match points, mas o francês teve paciência para fechar a parcial em 7-6 (7-5) e o jogo em 2 sets a 1, em mais de duas horas de partida.