Topo

Federer sofre com saibro azul, mas vence Raonic de virada no Masters 1000 de Madri

O suíço Roger Federer devolve bola para o canadense Milos Raonic em Madri - EFE/Alberto Martín
O suíço Roger Federer devolve bola para o canadense Milos Raonic em Madri Imagem: EFE/Alberto Martín

Do UOL, em São Paulo

09/05/2012 18h31

Tenista número três do mundo, o suíço Roger Federer sofreu com o saibro azul madrilenho na vitória sobre o canadense Milos Raonic, número 23, em sua estreia no Masters 1000 de Madri. Federer bateu o rival por 4/6, 7/5 e 7/6 (4).  A superfície da quadra, mais escorregadia e rápida que o normal, já havia sido motivo de reclamações de atletas como Djokovic e Nadal.

O jogo começou bem equilibrado com os tenistas confirmando os seus serviços até que Federer enfrentou problemas com o saque e sofreu a primeira quebra da partida quando a partida estava empatado em 4 a 4. Assim, com 5/4, Raonic sacou e fechou o set em 6/4.

Visivelmente contrariado, Federer passou a fazer caretas no começo do segundo set indicando sua insatisfação com o saibro azul, que já havia sido criticado por ele antes do jogo.  De volta ao duelo, com dificuldade, o suíço confirmou o serviço no primeiro game do segundo set depois de salvar dois break points. Em seguida a partida seguiu equilibrada com os tenistas confirmando seus serviços até 5 a 5.

Em seguida, Federer cresceu no jogo e passou a arriscar mais o jogo de rede. O suíço salvou um break point, após abrir 40-0 no game, e fez  6/5. Em seguida obteve a primeira quebra do set e empatou a partida ao fechar com 7/5.

No terceiro e decisivo set, o jogo seguiu equilibrado, o número 3 do mundo voltou sacando bem e quando o jogo estava 2 a 2, Federer salvou um break point. O game seguiu complicado para o suíço, que teve que impedir a quebra duas vezes para abrir 4 a 3.

O jogo seguiu parelho até Raonic acertar seu vigésimo primeiro ace na partida, empatar em 6 a 6 e levar a decisão para o tie break, quando o canadense demonstrou nervosismo e Federer aproveitou para levar a melhor e fechou em 7 a 4.     

Para chegar até o duelo diante de Federer, Raonic, de 21 anos, havia passado pelo argentino David Nalbandian com duplo 6/4 em uma partida impecável em que acertou 16 aces e não concedeu nenhuma quebra. Com um saque forte como característica, o canadense chegou à semifinal do ATP 500 de Barcelona nesta temporada.