Topo

Em dia de sustos, Nadal cai diante freguês e torcedora passa mal; Federer avança

Nadal perdeu pela 1ª vez em 14 jogos para o também espanhol Fernando Verdasco  - EFE/Javier Lizón
Nadal perdeu pela 1ª vez em 14 jogos para o também espanhol Fernando Verdasco Imagem: EFE/Javier Lizón

Do UOL, em São Paulo

10/05/2012 13h43

Nem o mais fanático torcedor do espanhol Fernando Verdasco esperava uma vitória do tenista sobre o compatriota Rafael Nadal. Nesta quinta-feira, ele derrotou o número 2 do mundo pela primeira vez em 14 jogos disputados. No final, Nadal sacou duas vezes para fechar a partida, mas perdeu cinco games seguidos, errou como nunca e foi derrotado por 2 sets a 1 (6-3; 3-6; 7-5). Com a vitória, Verdasco chega as quartas de final do Masters 1000 de Madri. Outro dos favoritos, Roger Federer não decepcionou e triunfou em 58 minutos, avançando sobre Richard Gasquet.

Esta é a primeira em oito anos que Rafael Nadal não chega as quartas de final em Madrid. Verdasco agora enfrentará o tcheco Tomas Berdych, que mais cedo eliminou o francês Gael Monfils com um duplo 6-1.

A vitória de Verdasco, que reside em Madri, fez com que os torcedores vibrassem bastante nas arquibancadas da quadra central, mas uma das espectadoras do jogo não aguentou o forte calor da capital espanhola e precisou deixar a quadra após desmaiar.

Verdasco sabia que para vencer Nadal precisaria passar por um teste de paciência e no primeiro set, a tática funcionou. Logo no início, ele conseguiu evitar que seu saque fosse quebrado, para no game seguinte superar Nadal e abrir um 2 a 0. Nadal conseguiu devolver a quebra, empatou, mas logo em seguida perdeu novamente o seu game de saque.

FEDERER BATE FREGUÊS EM 58MIN

  • Reuters

    O suíço Roger Federer venceu com facilidade o freguês Richard Gasquete, da França, faturando seu décimo triunfo em 12 jogos contra o francês. Seguro e apostando bastante nas subidas à rede, devido ao saibro veloz de Madri, ele controlou a partida e precisou de 55 minutos para avançar na competição. Bastaram dois sets, com parciais de 6-3 e 6-2.

Quando a partida marcava 4 a 2 para Verdasco, o jogo foi paralisado para que uma torcedora fosse atendida nas arquibancadas. Com um calor de 30ºC em Madri, ela precisou deixar a quadra central com ajuda dos paramédicos.

Após quase cinco minutos de paralisação, Verdasco conseguiu confirmar o saque, chegou ao 5 a 2 e depois de 1h05 de partida, fechou o primeiro set em 6-3 com uma das 15 bolas vencedoras que anotou contra apenas três de Nadal no primeiro set. Foi apenas o quinto set vencido por Verdasco em 34 contra Nadal.

Rafael Nadal começou o segundo set mais agressivo e com uma quebra no quarto game abriu 4 a 1 sobre Verdasco. Verdasco, então, teve três duplas faltas seguidas, mas mesmo assim ensaiou uma reação ao vencer dois games seguidos. Quando sacava para empatar em 4 a 4, sucumbiu e viu Nadal empatar a partida também com 6-3.

No set decisivo, a paciência e a eficiência de Verdasco já não eram mais as mesmas. Errando bolas fáceis e reclamando do piso, ele teve dois saques quebrados por Nadal que novamente abriu 4 a 1. Nadal estava com o jogo nas mãos e por duas vezes sacou para fechar a partida, em 5-2 e 5-4, mas vacilou e deixou Verdasco virar para 6-5.

No game derradeiro, Nadal errou duas bolas facéis como se fosse um iniciante e Verdasco quebrou novamente seu saque, vencendo o quinto game seguido para fechar em 7-5. Ao final, choro por conquistar a primeira vitória em 14 jogos contra o rival.