Topo

Federer bate Ferrer, confirma favoritismo e avança para semi em Madri

O suíço Roger Federer comemora vitória diante do espanhol David Ferrer em Madri - REUTERS/Susana Vera
O suíço Roger Federer comemora vitória diante do espanhol David Ferrer em Madri Imagem: REUTERS/Susana Vera

Do UOL, em São Paulo

11/05/2012 17h47

O suíço Roger Federer, tenista número três do mundo, venceu o espanhol  David Ferrer, número seis, e avançou para as semifinais do Masters 1000 de Madri. Federer bateu o rival por um duplo 6/4.  

Na próxima fase, ele pega o sérvio Janko Tipsarevic. O outro finalista sairá do duelo entre Tomas Berdych e Juan Martin Del Potro.

O jogo começou com Ferrer sacando e Federer impondo seu favorismo. Após cada um dos tenistas ter confirmado seu serviço e fazer 1 a 1, Ferrer cometeu uma dupla falta, sua quarta até aquele momento, e permitiu a quebra. Em seguida, o suíço abriu 3/1 e, mais tranquilo que o rival, nervoso com seus próprios erros, levou o jogo até fechar o primeiro set em 6 a 4.

No segundo set, o espanhol voltou ainda mais determinado e mostrou muita garra. Mesmo assim, Federer voltou a ser superior. Com o jogo empatado em 4 a 4, Ferrer ainda impediu a quebra três vezes, mas não resistiu. Com 5/4, Federer serviu e matou o jogo.

Agora Federer é o favorito ao título e o mais bem ranqueado na disputa. A superfície da quadra, mais escorregadia e rápida que o normal, foi motivo de reclamações de atletas como Djokovic e Nadal, ambos eliminados. Ambos ameaçaram não voltar ao torneio no ano que vem caso a superfície seja mantida. A organização do evento, no entanto, já afirmou que vai manter o saibro azul em 2013.