Topo

Berdych bate "reclamão" Del Potro e aguarda vencedor entre Federer e Tipsarevic na final

Tomas Berdych faz a devolução na partida contra o argentino Juan Martin Del Potro - AFP PHOTO/JAVIER SORIANO
Tomas Berdych faz a devolução na partida contra o argentino Juan Martin Del Potro Imagem: AFP PHOTO/JAVIER SORIANO

Do UOL, em São Paulo

12/05/2012 13h20

O tenista tcheco Tomas Berdych derrotou o argentino Juan Martin Del Potro por 2 sets 0 (7-6, 7-6) neste sábado e é o primeiro finalista dos Maters 1000 de Madri. Na decisão, o número sete do mundo encarará o vencedor do duelo entre Roger Federer e Janko Tipsarevic.

O saibro azul, principal reclamação do tenistas nesta edição do torneio espanhol, não foi o alvo de Del Potro após a derrota. O tenista argentino elegeu como "algoz" o árbitro de cadeira, recusou cumprimentá-lo ao final do jogo por não concordar com algumas das marcações no tie break do segundo set.

A decisão do torneio em Madri será a terceira da carreira de Berdych em torneios de nível Masters 1000. Em seu currículo, o tcheco acumula uma conquista em Paris há quase cinco anos e um vice-campeonato em Miami em 2010.

A principal característica da semifinal deste sábado foi a força. Os dois tenistas apostaram em saques e golpes forte, exibindo poucas jogadas de efeitos.

No 1º set, Del Portro teve a chance de fechar o jogo, porém com 5 a 4 no placar, teve seu saque quebrado e não conseguiu se recuperar. Berdych, que ainda não perdeu nenhum set no torneio, aproveitou e venceu a parcial por 7 a 6 (7-5).

O cenário da partida mudou pouco no 2º set. O tenista argentino sofreu uma quebra no início da parcial, mas conseguiu empatar e levou o jogo para o tie break. No game de desempate, Del Potro abusou dos erros e Berdych venceu por 7 a 6 (8-6) e fechou o jogo em 2 a 0.