Topo

Federer vence Ferrero, vai às quartas de Roma e segue avassalador na temporada de saibro

Federer venceu Ferrero no Masters 1000 de Roma e enfrenta Seppi nas quartas de final - Riccardo De Luca/AP Photo
Federer venceu Ferrero no Masters 1000 de Roma e enfrenta Seppi nas quartas de final Imagem: Riccardo De Luca/AP Photo

Do UOL, em São Paulo

17/05/2012 18h35

Rafael Nadal é chamado rei do saibro e Novak Djokovic é o melhor do mundo na atualidade, mas quem vem dominando a temporada no piso lento é Roger Federer. O suíço venceu o espanhol Juan Carlos Ferrero por 2 sets a 1 (6-2, 5-7 e 6-1) e segue como um dos favoritos ao título do Masters 1000 de Roma.

Na próxima fase, vai enfrentar o italiano Andreas Seppi que passou pelo suíço Stanislas Wawrinka. O número 2 do mundo tenta seu segundo título seguido na terra, depois de conquistar o Masters de Madri, disputado sobre o polêmico saibro azul, no último domingo.

O triunfo aumentou a ampla vantagem de Federer sobre o adversário veterano com dez vitórias e três derrotas. Há nove anos, o espanhol desistiu na semifinal também de Roma contra ele.

O suíço começou a partida com bom ritmo e usando bem suas características de variar as formas de jogar. Com um bom arsenal de golpes e a proposta de atacar, ele quebrou Ferrero e abriu 4 a 2 no primeiro set. Depois, administrou a vantagem e ainda conseguiu mais uma quebra para fechar em 6 a 2.

O segundo set foi mais equilibrado e os dois tenistas proporcionaram um belo espetáculo no Foro Italico. O espanhol incomodou o suíço, explorando seu revés e conseguiu a quebra quando a partida estava empatada em 5 a 5.

Ferrero assumiu o controle do confronto com um jogo mais consistente e um bom aproveitamento do saque. Já Federer mostrou impaciência e pecou pela ansiedade de terminar logo os pontos, o que causou diversos erros não forçados.

Na segunda parcial, cometeu 21 erros não forçados contra oito do rival. A superioridade também pôde ser vista no saque. Ferrero conseguiu um aproveitamento de 90% do primeiro serviço, contra a apenas 44% do adversário.

No terceiro set, Federer colocou a cabeça no lugar e voltou a impor seu estilo de jogo. Em pouco tempo, havia aberto 3 games a 0. Depois, conseguiu mais uma quebra e venceu a partida com um tranquilo 6 a 1.