Topo

Sharapova oscila, supera chuva e bate chinesa para conquistar bicampeonato em Roma

Maria Sharapova vibra com ponto em partida contra Na Li na final do Torneio de Roma - REUTERS/Alessandro Bianchi
Maria Sharapova vibra com ponto em partida contra Na Li na final do Torneio de Roma Imagem: REUTERS/Alessandro Bianchi

Do UOL, em São Paulo

20/05/2012 14h04

A russa Maria Sharapova sagrou-se bicampeã do Torneio de Roma. Neste domingo, a musa superou sua instabilidade e a chuva para conseguir virar para cima da chinesa Na Li e venceu por 2 sets a 1, com parciais de 4-6, 6-4 e 7-6 (7-5), em duas horas e 52 minutos.

Esta é a segunda conquista de Sharapova no saibro italiano. No ano passado, a vice-líder do ranking da WTA derrotou a australiana Samantha Stosur e ficou com a taça. Foi ainda a segunda vitória sobre Na Li em 2012 – o histórico aponta agora 7 a 4 para a russa.

O primeiro set foi bastante equilibrado, com ambas as tenistas forçando e aproveitando bem seus saques. Tanto Li quanto Sharapova tiveram poucas oportunidades de break point, mas, com uma quebra decisiva no nono game, a chinesa levou a melhor.

NÚMEROS DA FINAL:

  • 2

    aces fez Sharapova

     

  • 7

    triunfos tem a russa sobre Li

     

  • 10

    duplas faltas cometeu a russa

     

  • 12

    foi o total de quebras de saque

     

  • 109

    pontos fez Sharapova

     

    Embalada, Li começou a segunda parcial de forma arrasadora e logo abriu 3/0. Sharapova passou a sacar muito mal e teve pífio aproveitamento dos pontos em seu primeiro serviço (14%) até metade do set.

    A russa, porém, acordou a tempo de se recuperar e partiu para a pressão. Ela devolveu a quebra em dose dupla nos sétimo e nono games e fechou a parcial em 6/4.

    A vitória empolgou Sharapova, que foi com tudo de vez para cima e o equilíbrio que marcava o duelo acabou de vez. Sacando melhor e recebendo bem, a bela derrubou duas vezes o saque da adversária.

    Mas, quando se pensava que Li estaria morta, a chinesa reagiu e devolveu as duas quebra e se colocou novamente no jogo. A igualdade persistiu e o duelo foi para o tie break.

    Antes do desempate, a partida foi paralisada por pouco mais de duas horas por causa da chuva que caiu em Roma. Quando o confronto foi reestabelecido, Sharapova se sobressaiu e venceu por 7-5, conquistando o bicampeonato.