Topo

Bellucci aplica 'pneu', consegue 2ª virada no ano e avança em Nice

Bellucci estreou com vitória na chave principal de Nice, contra tenista americano - Claude Paris/AP Photo
Bellucci estreou com vitória na chave principal de Nice, contra tenista americano Imagem: Claude Paris/AP Photo

Do UOL, em São Paulo

22/05/2012 15h27

Sacando forte e com direito a “pneu”, Thomaz Bellucci venceu na primeira rodada no Torneio de Nice, na França. Nesta terça-feira, o brasileiro derrotou o norte-americano Donald Young por 2 sets a 1, com parciais de 6-7 (5-7), 6-0 e 6-3, em duas horas e 23 minutos. Foi seu segundo triunfo por virada em campeonatos da ATP nesta temporada.

Até aqui, Bellucci só havia conseguido virar o placar em um jogo da ATP em 2012, nas quartas de final do Torneio de São Paulo contra o argentino Leonardo Mayer. Ele também obteve o feito contra o colombiano Allejandro Falla, mas o confronto foi pela Copa Davis.

Foi a primeira vez que Bellucci, número 70 do mundo, e Young, 50º no ranking, se enfrentaram no circuito da ATP. Na segunda rodada, o brasileiro irá encarar o o espanhol Juan Carlos Ferrero, vencedor do duelo contra o holandês Robin Haase.

Young começou a partida em ritmo forte e confirmou seu primeiro saque com tranquilidade. Bellucci suou para responder, mas manteve a igualdade. E assim foi o primeiro set, com o norte-americano levando perigo, mas com o brasileiro se virando bem.

Sem quebras de serviço, a parcial foi decidida somente no tie break. Young conseguiu um mini break logo de cara, mas Bellucci reagiu. O brasileiro, no entanto, falhou no momento crucial da disputa e perdeu por 7-5.

Se o primeiro set foi decidido somente no desempate, o segundo foi um verdadeiro massacre de Bellucci. Perfeito, o brasileiro sacou bem e salvou cinco break points. Melhor que isso, converteu suas três oportunidades de quebra e venceu a parcial por um inapelável 6/0.

O equilíbrio voltou na terceira parcial, mas Bellucci, sacando melhor, conseguiu se impor. No quarto game ele derrubou o serviço de Young, mas o rival foi rápido para dar o troco.

Bellucci quase viu tudo ruir quando precisou salvar três break points no sexto game, mas, logo depois de confirmar seu serviço, foi o brasileiro quem quebrou o rival. Em vantagem, teve apenas o trabalho de manter mais um saque para fechar em 6/3.