Topo

Azarenka supera irritação, consegue grande virada e impede 1ª zebra em Roland Garros

Victoria Azarenka encontrou dificuldades na partida contra a italiana Alberta Brianti - AFP PHOTO / THOMAS COEX
Victoria Azarenka encontrou dificuldades na partida contra a italiana Alberta Brianti Imagem: AFP PHOTO / THOMAS COEX

Do UOL, em São Paulo

28/05/2012 08h31

A Philippe Chatrier, quadra central de Roland Garros, esteve próxima de presenciar a primeira zebra do torneio nesta edição. A número um do mundo Victoria Azarenka precisou mostrar grande poder de reação para vencer a italiana Alberta Brianti de virada por 2 sets a 1 (6-7 (6-8), 6-4, 6-2) e confirmar a vaga na segunda rodada do Grand Slam francês.

Brianti, que nunca venceu um jogo em Roland Garros, chegou a estar a dois games da vitória. Porém, não conseguiu confirmar o bom momento da partida e permitiu a reação da rival, que abusou dos erros e nervosismo durante todo a partida. Ao todo, Azarenka cometeu 60 erros não forçados contra 44 da italiana.

NÚMEROS DA PARTIDA:

  • 60

    Erros não forçados

    cometeu Azarenka

  • 6

    Duplas-faltas

    teve a líder do ranking na partida

  • 44

    Erros não forçados

    registrou Brianti

    Favorita ao título, a bielorrussa começou o jogo justificando sua posição no topo do ranking e abriu facilmente 2 a 0. Porém, quando todos já esperavam um passeio de Azarenka, Brianti reagiu e mostrou que tinha condições de ganhar a sua primeira partida em Roland Garros.

    A desvantagem no placar logo se refletiu na irritação da número um do mundo. Depois de cometer um erro quando já sacava com 3 a 2 contra no placar, Azarenka perdeu a cabeça, jogou a raquete no chão e chegou a ser vaiada pelo público francês. Os gritos já tradicionais da bielorrussa também apareceram.

    Brianti aproveitou para construir uma boa vantagem, abrindo 4 a 2. Azarenka teve a chance de empatar a parcial em duas oportunidades, mas acabou desperdiçando, e só chegou a igualdade em 6 a 6. No tie break, a italiana novamente contou com o excesso de erros da bielorrussa e fechou o 1º set em 7 a 6 (8-6).

    Na volta para o 2º set, o cenário da partida continuou o mesmo. Azarenka não conseguiu encontrar o seu jogo, abusava dos erros e das duplas faltas. Com o mau momento da rival, Brianti aproveitou e rapidamente abriu 4  a 0.

    A tenista italiana teve a chance de fazer 5 a 0, o que lhe daria a oportunidade de sacar para o jogo, mas desperdiçou e Azarenka confirmou o seu serviço, impedindo o pneu. Na parcial seguinte, a líder do ranking conseguiu a quebra e diminui a desvantagem para 4 a 2.

    A quebra “acordou” Azarenka e parece ter assustado a italiana. A bielorrussa encaixou belas diagonais, enquanto Brianti devolvia com bolas altas. O resultado foi uma grande reação da número um do mundo que venceu o 2º set por 6 a 4, empatando o jogo.

    No set desempate, o equilíbrio prevaleceu em boa parte da parcial. Porém, Azarenka conseguiu impor o seu jogo, ajudada pelos erros da italiana, e fechou o jogo em 2 sets a 1.