Topo

Em dia de recorde de Federer e revés de Bellucci, raiva dos tenistas se destaca em Roland Garros

Segunda-feira em Roland Garros foi marcada por recorde de Roger Federer - AFP/KENZO TRIBOUILLARD
Segunda-feira em Roland Garros foi marcada por recorde de Roger Federer Imagem: AFP/KENZO TRIBOUILLARD

Do UOL, em São Paulo

28/05/2012 18h05

A primeira rodada da edição 2012 do Grand Slam de Roland Garros já entrou para a história do tênis. Nesta segunda-feira, o suíço Roger Federer venceu o alemão Tobias Kamke por 3 sets a 0, com parciais de 6-2, 7-5 e 6-3, em sua estreia nas quadras francesas, e igualou o recorde de triunfos em competições deste nível.

ERROS EM ROLAND GARROS

  • 47

    Erros não forçados

    cometeu Federer nesta segunda

  • 76

    Erros não forçados

    cometeu Bellucci nesta segunda

  • 60

    Erros não forçados

    cometeu Azarenka nesta segunda

Com o resultado desta segunda-feira, Federer tem agora 233 vitórias em Grand Slam em sua carreira e se igualou ao ex-tenista norte-americano Jimmy Connors na primeira colocação na estatística.

“Honestamente, estou muito feliz com isso. Comecei como profissional em 1999, e quando as cifras correspondem aos resultados é muito positivo. Espero seguir assim”, afirmou o suíço após a partida.

Para tentar se isolar na estatística, Federer enfrentará na segunda rodada o romeno Adrian Ungur, que, na primeira rodada, venceu o argentino David Nalbandian por 3 sets a 1 (6-3, 5-7, 6-4 e 7-5).

BEM-HUMORADO

Pelos próximos 15 dias, só vou falar em francês

Novak Djokovic, conquistando o público local após vencer em sua estreia

Apesar da vitória, o número de erros não forçados que Federer cometeu durante a partida chamou a atenção: foram 47 nos três sets. Victoria Azarenka e Thomaz Bellucci também erraram bastante – do trio, o brasileiro foi o único que acabou derrotado em sua estreia (leia mais abaixo).

Além da grande quantidade de erros nesta segunda-feira, o destempero de alguns tenistas também chamou a atenção ao longo do dia. Além de Azarenka, Viktor Troicki, rival de Bellucci, destruiu uma de suas raquetes ao jogá-la no chão no confronto contra o brasileiro.

APÓS 'FÚRIA' DE RIVAL, BELLUCCI ERRA MUITO E PERDE

  • Patrick Kovarik/AFP

    Thomaz Bellucci foi eliminado logo em sua estreia em Roland Garros. Nesta segunda-feira, o tenista brasileiro foi derrotado por Viktor Troicki por 3 sets a 2, com parciais de 4-6, 6-3, 5-7, 6-3 e 6-2, em jogo válido pela primeira rodada do Grand Slam francês. O tenista sérvio chegou a se estressar e quebrar uma raquete, jogando-a contra o chão, mas se beneficiou dos 76 erros não forçados do brasileiro para vencer. “Não fiz um bom jogo hoje. Acabei errando demais. Acho que isso foi a partir do cansaço que senti a partir do quarto set”, explicou Bellucci, em entrevista à Revista Tênis, após o revés. Com o resultado, a classificação do brasileiro para a Olimpíada de Londres-2012 ficou muito difícil.

AZARENKA SOFRE COM ERROS, MAS VIRA E VENCE NA ESTREIA

  • Thomaz Coex/AFP

    Primeira cabeça-de-chave feminina em Roland Garros, Victoria Azarenka sofreu para vencer Alberta Brianti na primeira rodada do Grand Slam. Nesta segunda-feira, a bielorrussa cometeu 60 erros não forçados – 16 a mais do que a adversária – e, em vários momentos do jogo, deu sinais de que iria perder a calma. No entanto, a favorita conseguiu a virada e acabou vencendo por 2 sets a 1, com parciais de 6-7 (6-8), 6-4 e 6-2.

TENISTA DESISTE A APENAS UM PONTO DA DERROTA

  • Patrick McDermott/AFP

    Nesta segunda-feira, Alex Bogomolov Junior só precisava sofrer mais um ponto para ser declarado derrotado no duelo contra Arnaud Clement. O russo sacava perdendo o quinto set por 5 a 4, em game que já apresentada vantagem para seu rival. Mesmo assim, o tenista, que sofria com dores musculares nas pernas, desistiu. A torcida local vaiou a decisão, mas Clement, educadamente, pediu para que os fãs parassem.

PROBLEMA CARDÍACO AFASTA TOP 10 AMERICANO DAS QUADRAS

  • Lynne Sladky/AP

    Décimo colocado no ranking mundial, o americano Mardy Fish teve de desistir de participar de Roland Garros por conta de um problema cardíaco. O tenista, que é o mais bem colocado de seu país na ATP, espera se recuperar a tempo de competir em Wimbledon, em junho. “Parecia que meu coração ia pular do meu peito”, descreveu Fish, em entrevista concedida ao jornal americano USA Today.