Topo

Sem levar sustos, Federer vence na estreia em Paris e iguala recorde de Jimmy Connors

Roger Federer acena para o público antes da partida contra o alemão Tobias Kamke - AFP/KENZO TRIBOUILLARD
Roger Federer acena para o público antes da partida contra o alemão Tobias Kamke Imagem: AFP/KENZO TRIBOUILLARD

Do UOL, em São Paulo

28/05/2012 09h31

O suíço Roger Federer teve uma estreia tranquila em Roland Garros. Nesta segunda-feira, o número três do mundo venceu o alemão Tobias Kamke por 3 sets a 0 (6-2, 7-5, 6-3) e garantiu classificação para a segunda rodada do Grand Slam em Paris, na França.

O triunfo na estreia em Paris fez com que Federer igualasse o recorde de 233 vitórias em Grand Slam do norte-americano Jimmy Connors.  “Honestamente, estou muito feliz com isso. Comecei como profissional em 1999, e quando as cifras correspondem aos resultados é muito positivo. Espero seguir assim”, disse o suíço após o jogo.

Federer não teve dificuldades para confirmar a vitória contra o rival de 26 anos, no primeiro duelo entre os dois pelo circuito.  A direita vencedora, que funcionou praticamente durante toda a partida, foi a grande arma do suíço.

NÚMEROS DA PARTIDA:

  • 47

    Erros não forçados

    cometeu Federer

  • 7

    aces

    conseguiu o nº 3 do mundo

  • 8

    Duplas-faltas

    registrou Tobias Kamke

    A superioridade de Federer ficou evidente desde o início do jogo, quando o suíço logo de cara abriu 2 a 0. Porém, Kamke não deixou o adversário disparar no placar e foi buscar a igualdade no placar em 2 a 2.

    Na sequência, Federer não deu chances, venceu os dois games seguintes de zero, construindo um boa vantagem (4 a 2), que deu tranquilidade para encaminhar a vitória no 1º set por 6 a 2.

    Kamke tentou mudar a estratégia no 2º set, colocou Federer para “correr” em quadra, tentando explorar a dificuldade do suíço em se movimentar em quadra. No entanto, a tática não foi tão eficaz e o alemão não conseguiu sustentar a vantagem de 4 a 2.

    Federer conseguiu a quebra em um momento importante do jogo, fez 6 a 5 e confirmou o serviço na parcial seguinte para fechar em 7 a 5, abrindo 2 a 0.

    No 3º set, Federer acelerou o jogo e deu uma aula de tênis ao rival, variando as jogadas, com boas bolas de fundo e um saque eficiente, o suíço não teve dificuldades para fechar o set em 6 a 3 e o jogo em 3 sets a 0.