Topo

Com mulher fã de Federer, rival francês vence set, mas não resiste e suíço avança

Federer rebate bola no duelo contra o francês Nicolas Mahut em Paris - REUTERS/Benoit Tessier
Federer rebate bola no duelo contra o francês Nicolas Mahut em Paris Imagem: REUTERS/Benoit Tessier

Do UOL, em São Paulo

01/06/2012 15h05

O suíço Roger Federer levou um susto no 2º set, mas rapidamente controlou o jogo e venceu o francês Nicolas Mahut por 3 sets a 1 (6-3, 4-6, 6-2, 7-5) e garantiu classificação para oitavas de final de Roland Garros.

Antes do duelo, Mahut revelou que até dentro de casa teria problemas, já que a mulher é fã de Federer. “Minha esposa e meu fisioterapeuta são fãs de Roger. Eu tenho poucas chances de ganhar, mas vou tentar aproveitá-las”, disse.

NÚMEROS DA PARTIDA:

  • 7

    Aces

    anotou Federer

  • 25

    Erros não forçados

    cometeu o suíço

  • 35

    Erros não forçados

    registrou Mahut

    O retrospecto do confronto entre Federer e Mahut é amplamente favorável ao suíço. Antes do duelo desta sexta-feira, os dois já haviam se enfrentado em três oportunidades, todas terminaram com vitórias de Federer.

    No reencontro dos dois em Roland Garros, Federer novamente mostrou a superioridade, pressionando o adversário desde o começo. Com 2-1, Mahut salvou dois breaks e impediu a quebra. Porém, o suíço não perdoou na oportunidade seguinte e abriu vantagem ao fazer 4 a 2, mostrando consistência para aumentar para 5 a 2. Com facilidade, o número três do mundo fez 6 a 3, em 29 minutos.

    A superioridade de Federer não se repetiu no 2º set, quando Mahut garantiu o equilíbrio durante toda a parcial e conseguiu a quebra em momento decisivo para fazer 6 a 4 e empatar o jogo.

    No 3º set, o número três do mundo superou o “apagão” na parcial anterior e retomou o controle da partida, abrindo 4 a 1 no placar e administrando a vantagem para fechar em 6 a 2.

    Precisando da vitória no 4º set para se manter vivo no confronto, Mahut jogou uma bela parcial, variando as jogadas na tentativa de surpreender o rival. Mesmo assim, foi Federer quem conseguiu uma quebra primeiro, devolvida pelo francês em momento decisivo no set para igualar em 4-4. No fim, a experiência do suíço prevaleceu, que mostrou tranquilidade para fechar o set em 7 a 5 e a partida em 3 sets a 1.