Topo

Errani põe Itália na semi de Roland Garros pelo 3º ano seguido e encara Stosur

Sara Errani devolve para Angelique Kerber durante vitória nas quartas em Roland Garros - Patrick Kovarik/AFP
Sara Errani devolve para Angelique Kerber durante vitória nas quartas em Roland Garros Imagem: Patrick Kovarik/AFP

Do UOL, em São Paulo

05/06/2012 11h07

Se no masculino a Espanha é o país que domina as quadras de saibro, a Itália está quase chegando a esse status no feminino. Pelo terceiro ano seguido, uma tenista italiana chega às semifinais de Roland Garros, principal torneio disputado na terra batida. Depois de Francesca Schiavone chegar a duas finais seguidas e levar o título de 2010, foi a vez de Sara Errani se colocar entre as quatro melhores em Paris ao derrotar nesta terça-feira a alemã Angelique Kerber por 2 sets a 0 e parciais de 6-3 e 7-6 (7-2).

Número 23 do mundo, Errani já havia derrotado as ex-campeãs Ana Ivanovic e Svetlana Kuznetsova durante sua campanha em Paris. Contra Kerber, décima do ranking, a italiana apostou na regularidade e no baixo índice de erros para levar a melhor nos ralis e avançar à semifinal de um Grand Slam pela primeira vez na carreira.

A adversária de Errani será a experiente australiana Samantha Stosur, atual campeã do Aberto dos Estados Unidos e finalista em Roland Garros há dois anos, quando perdeu a decisão para a também italiana Francesca Schiavone.

Stosur não perdeu tempo diante da eslovaca Dominika Cibulkova, responsável por eliminar a número 1 do mundo Victoria Azarenka na rodada anterior. Foram apenas 85 minutos de uma exibição tranquila da australiana, que venceu com parciais de 6-4 e 6-1. Ela disparou 30 bolas vencedoras e ainda contou com 28 erros não-forçados da rival.

A australiana se garantiu também no saque, com aproveitamento de 73% dos pontos disputados em seu primeiro serviço. E vai precisar dele para bater a embalada Errani, embora o retrospecto seja amplamente favorável a Stosur, que tem cinco vitorias em cinco jogos contra a italiana.