Topo

Sem relógio, Nadal vence em estreia na grama; Federer também avança

À esquerda, Nadal usa relógio em Paris; na estreia em Halle, espanhol ficou sem horas - AFP
À esquerda, Nadal usa relógio em Paris; na estreia em Halle, espanhol ficou sem horas Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

14/06/2012 12h32

Logo depois de conquistar o histórico heptacampeonato em Roland Garros, Rafael Nadal voltou ao noticiário por causa de seu relógio Richard Mille avaliado em 300 mil euros (cerca de R$ 769 mil), furtado em Paris e recuperado pela polícia no dia seguinte. Em sua estreia na grama alemã de Halle nesta quinta, o espanhol entrou em quadra sem o acessório de luxo – e também sem ritmo.

Três dias depois de sua conquista em Paris, Nadal cometeu erros básicos no primeiro set devido à transição da quadra lenta do saibro francês para o rápido piso de grama em Halle, mas voltou com tudo no segundo e venceu o eslovaco Lukas Lacko, número 58 do mundo, por 2 sets a 0 e parciais de 7-5 e 6-1.

E o relógio que Nadal usa desde 2010 em todas as suas partidas, devido ao seu com acordo de patrocínio com a marca, não apareceu na foto. A polícia francesa recuperou a peça na quarta-feira, depois que um funcionário do hotel em que o espanhol estava hospedado confessou o crime. Mas, como o tenista já estava na Alemanha, acabou ficando sem o acessório.

Em quadra, Nadal quebrou o saque de Lacko logo no quarto game após um erro não forçado do adversário. Mas o eslovaco caprichou nas devoluções e devolveu imediatamente. Em seguida, Lacko confirmou seu saque depois de um lance bizarro de Nadal, que perdeu o tempo da bola e furou uma devolução, dando mostras da difícil adaptação do saibro para a grama.

O espanhol acabou desperdiçando set points com erros grosseiros. Mas, aos poucos, Nadal ganhou confiança e deixou o seu melhor para o game decisivo, quando Lacko sacava precisando confirmar o serviço para não perder o set. O eslovaco não resistiu à pressão e o número 2 do mundo fechou a primeira parcial depois de 50 minutos.

No segundo set, Lacko já não tinha mais forças para resistir à intensidade de Nadal. Nem deu tempo para se recuperar da derrota da parcial anterior e o eslovaco já tinha uma quebra contra. Não demorou muito para que Nadal fizesse valer sua superioridade para fechar em 6 a 1. 

Na próxima rodada, Nadal enfrentará um tenista da casa nas quartas de final do torneio preparatório para Wimbledon. Será o alemão Philipp Kohlschreiber, número 34 do mundo, que nesta quarta derrotou o polonês Lukasz Kubot por 2 sets a 1.

FEDERER JOGA PARA O GASTO E VAI ÀS QUARTAS

  • Outro que sentiu a transição do saibro para a grama foi Roger Federer, pentacampeão em Halle, que jogou apenas o suficiente para derrotar o alemão Florian Mayer por 2 sets a 0 com parciais de 6-4 e 7-5. Assim como Nadal, o suíço chegou a dar raquetadas em falso, em parte graças à grama já acidentada de Halle. Com o tenista da casa motivado, Federer teve dificuldades para impor seu jogo e só conseguiu duas quebras de serviço em toda a partida, justamente quando precisou delas para fechar os dois sets. O próximo adversário do suíço será o sacador canadense Milos Raonic. É a primeira vez que Federer e Nadal chegam juntos à fase de quartas de final em um torneio na grama que não seja Wimbledon.

OUTRA ZEBRA EM QUEEN'S: TSONGA PERDE E SE MACHUCA

  • Depois da eliminação precoce do atual campeão Andy Murray, o favorito francês Jo-Wilfried Tsonga sucumbiu diante do croata Ivan Dodig por 2 sets a 1, com parciais de 7-6 (7-3), 3-6 e 7-6 (7-5). Para piorar, o número 5 do mundo se machucou durante uma queda e, com suspeita de dedo quebrado, virou dúvida para Wimbledon.