Topo

Federer é bombardeado com 25 aces, mas vence Raonic e vai à semi em Halle

Federer venceu Raonic de virada pela 3ª vez no ano - Ina Fassbender/Reuters
Federer venceu Raonic de virada pela 3ª vez no ano Imagem: Ina Fassbender/Reuters

Do UOL, em São Paulo

15/06/2012 13h48

Roger Federer enfrentou Milos Raonic nesta sexta pelas quartas de final em Halle, e pela terceira vez no ano, o jovem canadense saiu ganhando do suíço. Mas, assim como nos dois encontros anteriores, número 3 do mundo conseguiu a virada. Na grama alemã, Federer venceu o rival de 21 anos por 2 sets a 1 e parciais de 6-7 (4-7), 6-4 e 7-6 (7-3).

Com 1,96 m de altura, o canadense ganhou fama rapidamente como um dos melhores sacadores do circuito. E, na grama rápida de Halle, fez Federer sofrer com suas pancadas no serviço. Foram 25 aces, contra nove do suíço. Raonic teve ainda um aproveitamento de 90% nos pontos disputados em seu primeiro saque.

Para conseguir jogar nos games de saque de Raonic, Federer passou a depender das devoluções do segundo serviço Mas nem isso foi suficiente para ameaçar o saque do canadense no primeiro set. Sem quebras, a parcial foi para o tie-break, e Raonic levou a melhor.

No entanto, por mais que o saque de Raonic fosse mais potente, era mais instável. Prova disso é que o suíço não cedeu uma chance de quebra sequer durante a partida. Por sua vez, aproveitou uma das quatro chances que teve de ganhar o game de serviço do rival.

A quebra de Federer aconteceu logo no começo do segundo set, e abriu caminho para o empate. O terceiro set também foi definido no tie-break, e mais uma vez a experiência do suíço falou mais alto na hora decisiva. No ponto final, Federer deslocou Raonic pela quadra e definiu a vitória com um voleio de categoria. O adversário na semifinal será o russo Mikhail Youzhny.

NADAL PERDE PARA O ATUAL CAMPEÃO

  • A temporada da grama não começou bem para Rafael Nadal. O espanhol foi derrotado logo em sua segunda partida em Halle, nas quartas de final contra o alemão Philipp Kohlschreiber, número 34 do mundo e atual campeão do torneio. O tenista da casa venceu por 2 sets a 0 e parciais de 6-3 e 6-4.

    Foi a primeira vitória de Kohlschreiber em nove jogos contra Nadal, que vinha de uma sequência de 12 vitórias seguidas que o levou ao título de Roland Garros no começo desta semana. O espanhol sentiu o cansaço e a transição do saibro para a grama, e errou mais do que o normal. Leia mais