Topo

Nadal é surpreendido pelo número 34 do mundo e perde nas quartas em Halle

Nadal vinha de uma sequência de 12 vitórias seguidas e do título de Roland Garros - Carmen Jaspersen/AFP
Nadal vinha de uma sequência de 12 vitórias seguidas e do título de Roland Garros Imagem: Carmen Jaspersen/AFP

Do UOL, em São Paulo

15/06/2012 11h26

A temporada da grama não começou bem para Rafael Nadal. O espanhol foi derrotado logo em sua segunda partida em Halle, nas quartas de final contra o alemão Philipp Kohlschreiber, número 34 do mundo e atual campeão do torneio. O tenista da casa venceu por 2 sets a 0 e parciais de 6-3 e 6-4.

NÚMEROS DA PARTIDA

  • 8

    aces disparou Kohlschreiber, contra 3 de Nadal

     

  • 90%

    dos pontos jogados em seu primeiro serviço foram conquistados por Kohlschreiber

     

  • 3

    break-points teve Nadal, que não converteu nenhum

     

    Foi a primeira vitória de Kohlschreiber em nove jogos contra Nadal, que vinha de uma sequência de 12 vitórias seguidas que o levou ao título de Roland Garros no começo desta semana. O espanhol sentiu o cansaço e a transição do saibro para a grama, e errou mais do que o normal.

    Sacando mal no começo do jogo, com menos de 50% de aproveitamento do primeiro saque, Nadal deu muitas chances ao alemão, que não desperdiçou e quebrou o serviço do espanhol logo de cara para abrir 3 a 0. Kohlschreiber chegou a ter dois break-points no outro game de saque de Nadal, mas o número 2 do mundo salvou e equilibrou o jogo.

    Nadal passou a sacar melhor e confirmou seus próximos games de serviço sem dificuldades. Mas, do outro lado, Kohlschreiber sacava ainda melhor e, com 94% de pontos vencidos com o primeiro serviço, o alemão manteve a vantagem para fechar a primeira parcial por 6 a 3 após 37 minutos.

    O bom ritmo de Kohlschreiber continuou no começo do segundo set. O alemão buscou agressividade e encaixou sequências de bolas vencedoras para se impor ao espanhol e fazer a festa da torcida alemã.  O anfitrião espera o vencedor da partida entre Tommy Haas e Tomas Berdych. Nadal agora foca em Wimbledon, que começa dia 25.