Topo

Nadal amarga 'pior derrota' desde 2007: "qualquer resposta irá soar como desculpa"

Rafael Nadal não perdia para um adversário tão mal ranqueado há cinco anos - AP Photo/Anja Niedringhaus
Rafael Nadal não perdia para um adversário tão mal ranqueado há cinco anos Imagem: AP Photo/Anja Niedringhaus

Do UOL, em São Paulo

29/06/2012 10h20

Rafael Nadal foi eliminado pelo tcheco Lukas Rosol, 100º colocado da ATP, na segunda fase do Torneio de Wimbledon. O espanhol não sabia desde junho de 2007 o que era perder para um atleta tão mal ranqueado. Naquele ano, foi batido pelo francês Nicolas Mahut, então 106º da lista.

A última derrota de Nadal para um atleta com três dígitos em seu ranking tinha sido, curiosamente, na grama de Londres, mas no Torneio de Queens. O espanhol já era o número 2 do mundo e caiu diante de Mahut, por 2 sets a 0, com 5/7 e 6/7.

Perguntado sobre os motivos que o fizeram perder para Rosol por 3 sets a 2 e amargar sua pior participação em Wimbledon desde 2005, Rafa preferiu não opinar.

“Qualquer resposta minha sobre isso agora irá soar como desculpa. Prefiro não dizer nada. Sei o que aconteceu lá na quadra e para mim é o bastante”, se justificou Nadal.

“Joguei contra um atleta que atuou de forma muito agressiva e sem sentir a pressão. Especialmente no quinto set, ele bateu na bola tão forte quanto sonhava”, completou o espanhol.

Também em 2007, em janeiro, Rafa abandonou um duelo na primeira rodada do Torneio de Sydney contra o australiano Chris Guccione, 107º colocado na ATP, quando perdia o primeiro set por 6/5.

Com a campanha em Wimbledon, Nadal cairá para a terceira posição no ranking mundial. Já os rivais Novak Djokovic e Roger Federer, ainda vivos no torneio, disputam a liderança da lista.