Topo

Serena amplia freguesia sobre Azarenka, chega à 7ª final de Wimbledon e ajuda próxima rival

Serena Williams comemora um ponto na semi de Wimbledon contra Victoria Azarenka - AFP PHOTO / GLYN KIRK
Serena Williams comemora um ponto na semi de Wimbledon contra Victoria Azarenka Imagem: AFP PHOTO / GLYN KIRK

Do UOL, em São Paulo

05/07/2012 12h17

Serena Williams ficou mais próxima de melhorar seus números no seleto grupo de vencedoras de Wimbledon. Nesta quinta-feira, a norte-americana não deu muitas chances a Victoria Azarenka, venceu a bielorrussa por 2 sets a 0, parciais de 6-3 e 7-6 (8-6) e chegou a nada menos do que sua sétima final no Grand Slam inglês. Foi o nono encontro entre as duas tenistas, e a americana ampliou sua freguesia sobre a rival com o oitavo triunfo.

Na decisão de sábado, a mais nova das irmãs Williams terá a chance de chegar a seu quinto título na grama sagrada de Wimbledon e se igualar à irmã Venus e à brasileira Maria Esther Bueno, uma das tenistas mais vitoriosas da história do torneio. Ainda assim, faltarão duas taças para Serena chegar aos sete troféus já alcançados por Steffi Graff e quatro para igualar a recordista Martina Navratilova.

Na tentativa de continuar fazendo história no mais tradicional campeonato de tênis, Serena teve uma semifinal agressiva contra Azarenka, sobretudo no primeiro set. A americana ignorou o ligeiro favoritismo da europeia, número dois do mundo, e atropelou a rival com um saque potente, com direito a 23 aces. Apesar de errar um pouco mais do que a bielorrussa e de ser mais pressionada na segunda parcial, Serena deu um banho na adversária em número de bolas vencedoras, 44 contra 14.

"Trabalhei muito duro, eu realmente quero essa conquista (quinto título em Wimbledon)", declarou Willians na entrevista realizada ainda dentro da quadra. "Ela (Azarenka) estava jogando bem e o placar ficou um pouco apertado no segundo set. Eu já estava pensando à frente, no futuro. Fiquei entusiasmada porque estava muito perto de chegar à final. Mas não posso fazer isso. Fiquei feliz de conseguir passar pelo tiebreak no segundo set", explicou.

Com a vitória desta quinta, Serena curiosamente ajudou justamente sua próxima adversária, a polonesa Agnieszka Radwanska, que mais cedo havia vencido a alemã Angelique Kerber por 2 a 0 e garantido sua primeira final de Wimbledon. Radwanska precisava torcer por uma derrota de Azarenka contra Serena para ainda seguir na briga pela liderança do ranking.

Mas agora, a ajuda acabou. Para destronar Maria Sharapova e deixar Azarenka ‘apenas’ no segundo lugar, a tenista polonesa precisará vencer Serena na final. Se perder, a bielorussa volta ao topo. Basta saber qual retrospecto Radwanska seguirá. No histórico de duelos contra a ex-número um do mundo, a polonesa perdeu os dois jogos que elas disputaram. A favor da europeia, porém, pesa o fato de ela já ter vencido as três finais que jogou em 2012.