Topo

Bellucci vence mais uma em Stuttgart e desafia favorito por primeira final na temporada

Bellucci ainda não perdeu sets no torneio alemão e encara top 10 na semifinal - EFE/Marijan Murat
Bellucci ainda não perdeu sets no torneio alemão e encara top 10 na semifinal Imagem: EFE/Marijan Murat

Do UOL, em São Paulo

13/07/2012 15h42

O brasileiro Thomaz Bellucci levou a melhor no duelo entre canhotos contra o alemão Cedrik-Marcel Stebe e garantiu vaga na semifinal do Torneio de Stuttgart. Nesta sexta-feira, o atual número 64 do mundo teve grande atuação com o serviço e, ao marcar 6/4 e 6/1, ficou a uma vitória de fazer sua primeira final de ATP na temporada - na semana passada ele foi campeão do Challenger de Braunschweig.

O próximo adversário de Bellucci será o sérvio Janko Tipsarevic, 8º do mundo e principal favorito ao título, que nas quartas de final precisou salvar match point antes de bater o local Bjorn Phau, com parciais de 6/7(6-8), 7/6(7-2) e 6/4. No único duelo entre eles, Bellucci venceu nas quadras rápidas de Indian Wells, em 2009.

LEIA MAIS

Getty Images
Lenda do tênis comenta recorde de Roger Federer em Wimbledon

A partida começou com os dois tenistas confirmando os games de serviço sem sustos e Bellucci explorando o saque alto e aberto no backhand do alemão. No quinto game, as devoluções profundas do brasileiro começaram a incomodar o número 82 do mundo, que teve o serviço quebrado de zero.

Bellucci obteve nova quebra para abrir 5/2, teve set point em seu saque, mas perdeu uma das quebras de vantagem no oitavo game. Na segunda tentativa de fechar o set, o paulista não teve o saque ameaçado e marcou 6/4 após 42 minutos.

O brasileiro manteve o embalo no início do segundo set e logo no primeiro game quebrou o saque de Stebe novamente de zero. Em desvantagem, o alemão passou a cometer muitos erros e não esboçou reação para virar o jogo. Bellucci conseguiu mais duas quebras e manteve o serviço firme para fechar o jogo por 6/1 em 1h10min.

Neste ano, os melhores resultados do brasileiro em ATPs são as semifinais do Brasil Open e as oitavas de final dos Masters 1000 de Indian Wells e de Monte Carlo. Em busca de recuperação no ranking, Bellucci voltou a disputar um Challenger na última semana e foi campeão no torneio alemão de Braunschweig.