Topo

Bellucci quebra jejum, vira para cima de algoz russo e avança em Gstaad

O tenista brasileiro Thomaz Bellucci vive bom momento na temporada  - AFP PHOTO THOMAS KIENZLE
O tenista brasileiro Thomaz Bellucci vive bom momento na temporada Imagem: AFP PHOTO THOMAS KIENZLE

Do UOL, em São Paulo

18/07/2012 10h33

O tenista brasileiro Thomaz Bellucci comprovou o bom momento na temporada e quebrou o jejum contra o rival russo Mikhail Youzhny ao vencer a partida desta quarta-feira por 2 sets a 1 (4-6, 6-2, 6-4) e avançar no Torneio de Gstaad.

O duelo pela segunda rodada na competição na Suíça foi o quarto encontro entre Bellucci e Youzhny pelo circuito. Nas três oportunidades anteriores, o russo número 28 do mundo saiu de quadra vitorioso. Os dois devem voltar a se encontrar em setembro no confronto entre Brasil e Rússia pela repescagem da Copa Davis em São José do Rio Preto.

A partida desta quarta-feira começou equilibrada, com os tenistas confirmando os primeiros serviços até Youzhny quebrar o saque do brasileiro no sexto game e abrir 4 a 2. Bellucci reagiu rápido, devolveu a quebra no game seguinte e empatou a partida em 4 a 4.

Pressionado, já que o russo voltou a liderar em 5 a 4, Bellucci sacou mal no décimo game, viu o rival abrir dois set points e acabou derrotado na primeira parcial em 6 a 4.

O segundo set parecia caminhar no mesmo roteiro da primeira parcial e os dois tenistas confirmaram seus saques, mas Bellucci aproveitou uma sequência de erros do adversário, quebrou o serviço no terceiro game e logo abriu 3 a 1. O saque, principal fundamento do brasileiro, fez a diferença e com mais uma quebra, Bellucci fechou a segunda parcial em 6 a 2, empatando a partida.

Como nos dois primeiros sets, a terceira parcial começou equilibrada. Porém, no sétimo game, Bellucci aproveitou o excesso de erros do rival, conseguiu a quebra e abriu 4 a 3. A vantagem deu tranquilidade ao tenista de 24 anos, que só precisou confirmar suas duas  passagens seguidas pelo saque para vencer o set por 6 a 4 e a partida por 2 sets a 1, quebrando o tabu contra o russo.

Nas quartas de final, o brasileiro terá pela frente o espanhol Feliciano López, número 30 do mundo. Ambos se enfrentaram um vez, no Masters 1000 de Roma de 2009, com vitória de López.