Topo

Federer aplica 'pneu' em Djokovic e conquista quinto título do Masters 1000 de Cincinnati

Federer chegou ao seu 76º título de simples na carreira e quinto em Cincinnati - REUTERS/John Sommers II
Federer chegou ao seu 76º título de simples na carreira e quinto em Cincinnati Imagem: REUTERS/John Sommers II

Do UOL, em São Paulo

19/08/2012 14h59

Roger Federer parece estar determinado em provar que é o maior tenista de todos os tempos na temporada de 2012. Neste domingo, o suíço conquistou o Masters 1000 de Cincinnati pela quinta vez, ao bater o vice-líder do ranking da ATP, Novak Djokovic, pelas parciais de 6-0 e 7-6 (9-7), em 1h20min, e assegurou a liderança do ranking mundial com seu sexto título no ano.

Essa foi a décima sexta vitória de Federer sobre o sérvio, que já o superou em 12 partidas. O último encontro entre os dois maiores tenistas da atualidade havia sido na semifinal de Wimbledon, no dia 6 de julho de 2012, com vitória de Federer por 3 sets a 0. O triunfo sobre Djokovic e o título do Grand Slam na sequência recolocou o suiço no topo do ranking.

A partida deste domingo foi inteiramente dominada por Roger Federer. No primeiro set, Novak Djokovic estava completamente disperso e tomou uma aula de tênis do suiço. Com 13 winners contra apenas quatro de Djokovic, Federer confirmou seu jogo de melhor do mundo, rápido e agressivo com direito a bolas curtas cheias de efeito.

Muito desconcentrado, Novak teve dez erros não forçados e cometeu quatro duplas faltas, duas delas resultaram em quebras de seu serviço. Sem piedade, Federer colocou seu melhor jogo na quadra e aplicou um pneu de 6/0 no sérvio, que teve seu serviço quebrado três vezes.

No segundo set, Novak reencontrou seu tênis e logo colocou 1 a 0 no placar, após servir no primeiro game. Sem demais quebras no set, a partida se encaminhou para o tiebreak com Federer jogando melhor a cada game. No game derradeiro da partida, o nervosismo de Djokovic e a superioridade técnica do suiço ficaram evidente e Roger fechou a série em 9-7.

Roger Federer chegou ao 76º título de simples na carreira e agora seguirá aumentando seu recorde de número de semanas na liderança do ranking mundial, já que Novak Djokovic não conseguiu o título e os pontos necessários para retomar a primeira colocação.