Topo

James Blake diz ter certeza de que há tenistas enganando o antidoping

James Blake vibra durante a partida contra Lukas Lacko pela primeira rodada do Aberto dos EUA - Kathy Willens/AP
James Blake vibra durante a partida contra Lukas Lacko pela primeira rodada do Aberto dos EUA Imagem: Kathy Willens/AP

Das agências internacionais, em Nova York

28/08/2012 10h43

O norte-americano James Blake, ex-número 4 do mundo, fez uma denúncia velada após a vitória sobre o eslovaco Lukas Lacko na primeira rodada do Aberto dos Estados Unidos na última segunda-feira. O veterano de 32 anos disse ter certeza de que há tenistas no circuito que burlam o controle antidoping.

“Estou certo de que há caras fazendo isso e se livrando, se antecipando aos examinadores. É triste, mas espero que estejam fazendo o melhor trabalho possível para tentar flagrar esses caras que estão tentando enganar o sistema”, declarou Blake.

Por outro lado, o tenista elogiou o trabalho feito pelo controle antidoping no tênis: “Claro que às vezes é inconveniente para mim quando acordo às 6 da manhã para fazer xixi em um pote. Mas é o trabalho deles. Sei que, se eles estão fazendo comigo, vão fazer com qualquer outro. Nãso tenho problemas com isso”.

Blake, que atualmente ocupa a 114ª posição do ranking, não fez qualquer menção a nenhum tenista em específico. Sobre o compatriota Lance Armstrong, que perdeu seus sete títulos da Volta da França por doping, ele preferiu não polemizar.

“O ciclismo tem visto algo parecido com a era dos esteroides no beisebol, quando parecia que todos eram suspeitos. Não sei, mas parece que ele passou por 500 ou 600 testes. Mas não o conheço, não sei o que falar. Sei que sua história é inspiradora e que ele ajudou muitas pessoas, o que é incrível”, disse Blake sobre a fundação de Armstrong para apoio a pessoas com câncer.