Topo

Federer aproveita 'show de duplas faltas' e vence; Murray avança após maratona de 3 tie-breaks

Federer comemora vitória sobre Verdasco ao avançar às oitavas do Aberto dos EUA - Mike Groll/AP
Federer comemora vitória sobre Verdasco ao avançar às oitavas do Aberto dos EUA Imagem: Mike Groll/AP

Do UOL, em São Paulo

01/09/2012 18h04

Roger Federer segue absoluto no circuito. O suíço usou bem o show de ‘duplas faltas’ – foram quase dez durante a partida - de Fernando Verdasco para vencer a partida com tranquilidade por 3 sets a 0, parciais de 6/3, 6/4 e 6/4. Já Andy Murray teve muitas dificuldades e precisou de três tie-breaks e quase 4h de jogo para passar pelo espanhol Feliciano López em uma verdadeira maratona. O triunfo veio em 3 sets a 1, parciais de 7/6, 7/6, 4/6 e 7/6.

  • Mel C. Evans/AP

    Murray comemora vitória sobre Feliciano López. O britânico venceu uma maratona de três tie-breaks

Os dois favoritos avançaram às oitavas de final do Aberto dos EUA. O suíço vai enfrentar o vencedor do norte-americano Mardy Fish e do francês Gilles Simon, enquanto o britânico pega quem ganhar a partida entre James Blake (EUA) e Milos Raonic, do Canadá.

Depois de chegar pela sétima vez à terceira rodada do torneio, Murray tenta melhorar marca dos anos anteriores. Finalista em 2008, o tenista alcançou às semifinais nas duas últimas edições da competição de Nova York.

O primeiro set foi muito disputado e Murray não conseguia abrir distância. Os dois protagonizaram games longos em que precisaram salvar vários break-points. López chegou a salvar três com bons serviços e voleios. A parcial só foi decidida em um acirrado tie-break. Após 59 minutos, Murray conseguiu fechar primeiro set num único erro do López em todo o desempate.

No segundo set, López perdeu intensidade e Andy Murray soube aproveitar a ‘distração’ do adversário com muita agressividade. O britânico quebrou o saque do espanhol e abriu boa vantagem.

Mas o espanhol se recuperou e devolveu a quebra, levando o segundo set novamente para o tie-break. O espanhol liderou quase todo o desempate, abrindo 3-1 e depois 5-3. Mas perdeu quatro pontos seguidos e acabou derrotado após uma ‘madeirada’ na raquete.

A partida caiu de nível técnico no terceiro set e os tenistas começaram a errar muito, com dificuldade para confirmarem seus serviços. López teve o serviço quebrado duas vezes, mas Murray foi ainda pior e, com sérios problemas no saque, foi quebrado três vezes e cedeu o set ao rival.

O quarto set também foi equilibrado, com Murray um pouco mais irregular. Mas o rival se manteve firme e não deixava o rival abrir vantagem. O equilíbrio seguiu até o tie-break que ficou empatado em 4 a 4. Mas Murray foi mais consistente e venceu.

Na quadra central, o cenário foi em diferente e teve um Federer tranquilo diante do festival de erros de Verdasco. No primeiro set, o suíço levou vantagem nas bolas longas e teve um break point no início do set, mas não conseguiu confirmá-lo. O espanhol, no entanto, não resistiu por muito tempo e acabou tendo seu saque quebrado. Federer confirmou o set em apenas 34 minutos.

O jogo seguiu nas mãos do melhor do mundo no segundo set. Ele nem precisou se esforçar para quebrar o serviço de Verdasco que cometeu duas duplas faltas em um único game.

Federer poderia até ampliar seu domínio, mas o espanhol buscou uma reação e teve um bom momento no decorrer da parcial. Ele conseguiu melhorar ser serviço, enquanto o adversário mostrava displicência nas devoluções. O suíço, no entanto, superou as dificuldades e fechou o segundo set.

O terceiro set foi tranquilo para Federer. Com mais duas duplas faltas - totalizando nove na partida -, Verdasco perdeu seu saque no terceiro game e abriu definitivamente a porta para o adversário. O favorito apenas administrou o resultado para avançar.