Topo

Brasil convoca Rogerinho e Bellucci para repescagem da Davis contra a Rússia

Rogerinho foi convocado para se juntar a Bellucci, Melo e Soares na equipe brasileira - REUTERS/Francois Lenoir
Rogerinho foi convocado para se juntar a Bellucci, Melo e Soares na equipe brasileira Imagem: REUTERS/Francois Lenoir

Do UOL, em São Paulo

04/09/2012 09h39

O capitão do Brasil na Copa Davis, João Zwetsch, confirmou o tenista número 2 do país Rogério Dutra Silva na convocação da equipe que disputará a repescagem contra a Rússia entre os dias 14 e 16 de setembro em São José do Rio Preto.

Rogerinho, que perdeu para Novak Djokovic na segunda rodada do Aberto dos Estados Unidos, fará o segundo jogo de simples. A equipe também contará com o número 1 do Brasil, Thomaz Bellucci, e os duplistas mineiros Marcelo Melo e Bruno Soares.

"A definição foi principalmente pelo momento de cada um. O Bellucci, o Marcelo e Bruno já estavam praticamente certos, estão sendo a base da nossa equipe há um bom tempo. Nosso segundo jogador de simples sempre pode variar um pouco em função de termos opções como Thiago Alves e o Feijão, mas o momento do Rogério é melhor", explicou o capitão João Zwetsch.

O confronto contra a Rússia vale uma vaga no Grupo Mundial da Copa Davis em 2013. O Brasil não vai à elite da competição desde 2003, e perdeu seis repescagens desde então. Os russos foram os últimos adversários, e levaram a melhor no ano passado. 

O Brasil enfrentará a Rússia no Harmonia Tênis Clube de São José do Rio Preto, mesmo palco da vitória sobre a Colômbia pelo Zonal Americano em abril deste ano. Na ocasião, João Souza fez sua estreia em Copa Davis e, mesmo perdendo seu primeiro jogo, ajudou a equipe a vencer por 4 a 1. 

Rogerinho, por sua vez, tem dois jogos em Copa Davis, ambos no confronto contra o Uruguai no ano passado, pelo Zonal Americano. Ele venceu as duas partidas que disputou, contra Martin Cuevas e Marcel Felder. 

Depois da vitória contra o Uruguai em 2011, o Brasil foi à Rússia disputar a repescagem, mas perdeu por 3 a 2 após Ricardo Mello ser derrotado por Dmitry Tursunov no jogo decisivo. 

Agora, o Brasil terá a chance da revanche jogando em casa. Das seis últimas repescagens perdidas pela equipe brasileira, apenas duas foram disputadas no país: contra a Suécia, em 2003, e Equador, em 2010. 

Rússia vem com equipe jovem

A Rússia também divulgou a sua convocação para enfrentar o Brasil, e confirmou as ausências dos experientes Nikolay Davydenko e Mikhail Youzhny. O time russo será formado por Alex Bogomolov, Igor Andreev, Andrey Kuznetsov e Evgeny Donskoy. Número 73 do mundo, Bogomolov é o jogador com o melhor ranking na equipe.

"Surpreendeu um pouco, mas a Rússia tem um leque de jogadores que pode sempre formar uma equipe forte. Bogomolov e Andreev já tiveram grandes resultados e os mais jovens jogam sempre um bom nível de tênis. A equipe deles se enfraquece um pouco com a ausência dos dois, mas da nossa parte, como sempre fizemos, temos que ter todo cuidado do mundo sabendo que vamos ter cinco jogos duríssimos", avaliou o capitão João Zwetsch.