Bruno Soares é campeão nas duplas mistas e quebra jejum brasileiro pós-Guga
O mineiro Bruno Soares e a russa Ekaterina Makarova conquistaram nesta quinta-feira o título do Aberto dos Estados Unidos na chave de duplas mistas ao derrotarem a parceria formada pelo polonês Marcin Matkowski e a tcheca Kveta Peschke por 2 sets a 1 (parciais de 6-7, 7-6 e 12-10).
BRASILEIROS CAMPEÕES DE GRAND SLAM
Wimbledon (simples) 1959, 1960, 1964 Wimbledon (duplas) 1958, 1960, 1963, 1965, 1966 Aberto dos EUA (simples) 1959, 1963, 1964, 1966 Aberto dos EUA (duplas) 1960, 1962, 1966, 1968 Roland Garros (duplas) 1960 Aberto da Austrália (duplas) 1960 | |
Roland Garros (duplas mistas) 1975 | |
Roland Garros (simples) 1997, 2000, 2001 Roland Garros (duplas juvenil) 1994 | |
Aberto da Austrália (simples juvenil) 2010 | |
Aberto dos EUA (duplas mistas) 2012 |
Soares é o primeiro profissional brasileiro a conquistar um Grand Slam desde Gustavo Kuerten em Roland Garros, em 2001. O último brasileiro a levantar um troféu dessa importância foi Tiago Fernandes, campeão juvenil do Aberto da Austrália de 2010.
"Estivemos perto da derrota, mas conseguimos reagir. Espero jogar novamente ao lado de Ekaterina", disse Bruno Soares após a conquista do troféu. Os dois vão dividir um prêmio de US$ 150 mil (cerca de R$ 305 mil).
Com o título nos Estados Unidos, Bruno Soares se junta a Maria Esther Bueno, Gustavo Kuerten, Thomaz Koch e Tiago Fernandes como os únicos cinco brasileiros que já conquistaram um troféu de Grand Slam.
Na trajetória até a decisão, Soares e Makarova estrearam eliminando o ex-número 1 do mundo nas duplas Mike Bryan, que jogou ao lado da também norte-americana Lisa Raymond. Depois, aposentaram a belga Kim Clijsters, que fez seu último jogo da carreira ao lado de Bob Bryan.
Foi a primeira vez que Soares disputou uma final de Grand Slam em sua carreira. Sua melhor participação havia sido em 2008, quando foi eliminado nas semifinais da chave de duplas de Roland Garros jogando com o sérvio Dusan Vemic.
Em 2009, seu ex-parceiro Marcelo Melo já tinha conseguido chegar à final de duplas mistas em um Grand Slam, em Roland Garros, junto com a americana Vania King, perdendo a final por 2 sets a 1.
O jogo
Diante da dupla cabeça-de-chave número 4 do torneio, Soares e Makarova perderam duas chances de sacar para fechar o primeiro set e acabaram sendo derrotados no tie-break. Eles conseguiram a primeira quebra de saque no terceiro game. Mantiveram a vantagem e, na hora de sacar para o set com 5 a 4, o brasileiro assumiu o serviço. Mas Bruno sacou mal e, com uma dupla falta, cedeu o empate.
No game seguinte, foi a vez de Kveta Peschke vacilar no serviço e ceder a quebra. A dupla do brasileiro teve nova chance de sacar para fechar o primeiro set, mas perdeu de zero e a definição foi para o tie-break. Por 10 a 8, a dupla rival levou a melhor e saiu na frente.
Soares e Makarova voltaram a conseguir uma quebra logo no começo do segundo set e logo abriram 3 a 0. Com mais uma quebra e bons saques de Bruno, a dupla dominou completamente as ações. Mesmo com o ótimo serviço de Matkowski, determinante para o primeiro ponto da dupla, Makarova também demonstrou qualidade no serviço e fechou em 6-1, igualando o placar.
O super tie break começou equilibrado, mas uma dupla falta de Matkowski e o excelente serviço de Bruno Soares, o brasileiro e a russa abiriram uma vantagem de 7-4. Matkowski e Peschke reagiram, viraram e ficaram perto de fechar o jogo, mas uma bela jogada de Makarova salvou o match point com 10-10. Com uma boa jogada de Bruno, um saque preciso de Makarova e a bola de Peschke na rede, o brasileiro e a russa se sagraram campeões.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.