Topo

Ferrer vira jogo e coloca Espanha na final da Davis; vitória de Federer põe Suíça no grupo mundial

Ferrer deu ponto decisivo que colocou Espanha na final da Copa Davis - AFP PHOTO/Rafa Rivas
Ferrer deu ponto decisivo que colocou Espanha na final da Copa Davis Imagem: AFP PHOTO/Rafa Rivas

Do UOL, em São Paulo

16/09/2012 10h09Atualizada em 16/09/2012 21h54

O tenista espanhol  David Ferrer venceu o norte-americano John Isner por 3 sets a 1, de virada, neste domingo, no Parque Hermanos Castro, em Gijón, e colocou a Espanha na final da Copa Davis.

Ferrer bateu o rival com parciais de 6/7 (3/7), 6/3, 6/4 e 6/2 para já marcar o terceiro ponto espanhol na série melhor de sete.

Na sexta, os donos da casa haviam vencido dos dois primeiros jogos, com as vitórias de David Ferrer sobre Sam Querrey e Nicolas Almagro em cima de John Isner. No sábado, os Estados Unidos venceram nas duplas, com o triunfo de Bob e Mike Bryan sobre a dupla Marc Lopez e Marcel Granollers.

A Espanha agora aguarda o vencedor da outra semifinal, entre Argentina e República Tcheca. Os tchecos vencem por 2 a 1 o duelo realizado no país sul-americano.

A Argentina precisa vencer os dois jogos do domingo para chegar à final, enquanto a República Tcheca necessita de apenas uma vitória. Os duelos decisivos serão Juan Martin Del Potro  (ARG) x Tomas Berdych (TCH) e Juan Monaco (ARG) x Radek Stepanek (TCH).

Nos playoffs para assegurar vaga no Grupo Mundial do ano que vem, a Suíça garantiu vaga com a vitória deste domingo de Roger Federer por 3 sets a 0 (6/1, 6/4 e 6/4) sobre Robin Haase. O triunfo fez seu país abrir 3 a 1 sobre a Holanda.

Também neste domingo, já garantiram vaga Kazaquistão e Itália. O primeiro abriu 3 a 1 no Uzbequistão, enquanto o país europeu venceu o quarto e quinto jogos e fez 4 a 1 no Chile.

Israel também avançou a fechar em 3 a 2 a série contra o Japão, mesmo placar pelo qual a Alemanha se garantiu no grupo mundial ao vencer a Austrália.