Topo

Rogerinho encerra confronto com vitória sobre estreante russo e mantém 100% na Davis

Rogerinho venceu o estreante russo Stanislav Vovk na Copa Davis - Luiz Pires/FOTOJUMP
Rogerinho venceu o estreante russo Stanislav Vovk na Copa Davis Imagem: Luiz Pires/FOTOJUMP

Rafael Krieger

Do UOL, em São José do Rio Preto (SP)

16/09/2012 18h36

A fase iluminada de Rogério Dutra Silva na Copa Davis foi mantida neste domingo com a vitória sobre o estreante russo Stanislav Vovk no último jogo do confronto contra a Rússia pela repescagem. Com 2 sets a 0 e parciais de 6-2 e 6-2, o paulista chegou a quatro jogos de invencibilidade representando o seu país, sem perder um set sequer.

Rogerinho é o único da equipe atual que nunca perdeu um jogo em Copa Davis. Ele estreou no ano passado contra o Uruguai, e bateu Martin Cuevas e Marcelo Felder. Contra a Rússia em São José do Rio Preto, o número 165 do mundo marcou o primeiro ponto do Brasil ao contar com o abandono de Igor Andreev após abrir 2 sets a 0.

A vitória de Rogerinho selou o placar de 5 a 0 contra a Rússia no confronto que marcou o retorno do Brasil à primeira divisão do tênis após nove anos. Foi a nona vitória brasileira em dez jogos de Copa Davis disputados neste ano. Também em Rio Preto, o time brasileiro despachou a Colômbia por 4 a 1 em abril.

Mesmo com o confronto já definido desde sábado, após a vitória de Marcelo Melo e Bruno Soares nas duplas, os torcedores que já tinham comprado ingressos compareceram em número razoável ao Harmonia Tênis Clube, e celebraram se muita empolgação a vitória de Thomaz Bellucci sobre Alex Bogomolov Jr. no jogo que abriu o dia.

No jogo contra Rogerinho, a bandinha do torcedor-símbolo Dartagnan diminuiu o ritmo, e o confronto foi encerrado com um jogo morno contra o russo número 465 do mundo. Ele foi escalado porque a Rússia teve problemas na montagem da equipe devido aos desfalques de Nikolay Davydenko e Mikhail Youzhny, entre outros tenistas que acharam melhor não viajar ao Brasil para não comprometer o calendário.

O russo de 21 anos entrou com personalidade e equilibrou as ações nos primeiros games, sabendo variar o jogo e mostrando habilidade com a esquerda de uma só mão. Mas Rogerinho usou a experiência para forçar os erros do adversário, que teve o saque quebrado duas vezes seguidas a partir do sexto game. O brasileiro chegou ser pressionado ao sacar para fechar em 6 a 2, mas salvou break-point e abriu vantagem.

No segundo set, as opções de jogo do russo ficaram escassas e Rogerinho logo abriu 4 a 0 no placar, com duas quebras a favor. Com tranquilidade, o brasileiro fechou a partida com duplo 6-2 em pouco mais de uma hora.

A vitória de Rogerinho encerrou o fim de semana perfeito para o Brasil em São José do Rio Preto, e agora as atenções serão voltadas ao sorteio de quarta-feira, às 7 horas, que definirá o adversário dos brasileiros na primeira rodada do Grupo Mundial no ano que vem.

A equipe brasileira poderá enfrentar um dos oito cabeças-de-chave: Espanha (casa), Argentina (fora), Sérvia (sorteio), República Tcheca (casa), França (fora), Estados Unidos (fora), Croácia (casa) ou Cazaquistão (sorteio). O mando de jogos é definido pelo revezamento, ou seja, como o Brasil enfrentou a Espanha pela última vez fora, o próximo duelo contra espanhóis será em casa. Em caso de confronto inédito, a definição vai para um sorteio.