Topo

Capitão que reergueu Brasil na Davis faz estilo camarada e foge de confetes

Capitão João Zwetsch conversa com dupla brasileira na vitória da Davis em Rio Preto Imagem: Luiz Pires/Fotojump

Rafael Krieger

Do UOL, em São José do Rio Preto (SP)

17/09/2012 12h39

Após o último jogo da vitória por 5 a 0 do Brasil sobre a Rússia na Copa Davis, o capitão da equipe brasileira João Zwetsch invadiu a sala de imprensa do evento em São José do Rio Preto com todos os integrantes do time, do massagista ao preparador físico. “É muito importante reunir a equipe nesse momento”, explicou o treinador.

A atitude resume o perfil do capitão à frente da seleção do tênis nacional. Apesar de admitir que teve papel chave por agregar os talentos da equipe, Zwetsch fez questão de dividir os méritos com o resto do grupo desde a primeira comemoração na quadra, no sábado, após a vitória de Marcelo Melo e Bruno Soares nas duplas.

Para ele, o fato de ter comandado a equipe brasileira na volta à primeira divisão do tênis após nove anos não o coloca no patamar de herói. Na verdade, ele ficou bem contrariado ao ser convidado a traçar um perfil de si mesmo. “Não é bem a minha”, justificou Zwetsch, que preferiu fazer um perfil da equipe inteira.

O gaúcho de São Leopoldo tem 44 anos e é o capitão desde o ano passado, mas trabalha com Copa Davis desde 1997, quando começou como auxiliar técnico. É casado há 15 anos, tem um filho de 14 e outro que vai fazer cinco. Por isso, fez questão de agradecer à família após a vitória sobre a Rússia: “Minha mulher segura a onda lá sozinha enquanto estou viajando”.

Durante conversa com o UOL Esporte, Zwetsch se esquivou de qualquer tipo de individualismo, e ficou claro por que ele fez questão de levar todos os integrantes da equipe na hora da comemoração. Para ele, o espírito coletivo do atual grupo é justamente o que faltava para o tênis brasileiro. E foi o que faltou para a Rússia, que ficou sem Davydenko e Youzhny porque os dois preferiram priorizar as suas carreiras. Veja trechos da entrevista a seguir. 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Capitão que reergueu Brasil na Davis faz estilo camarada e foge de confetes - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte