Topo

Número 1 do mundo, Azarenka abandona com cansaço misterioso; Sharapova perde

Azarenka recebeu atendimento nas oitavas e não entrou em quadra nesta quinta-feira - EFE/Kimimasa Mayama
Azarenka recebeu atendimento nas oitavas e não entrou em quadra nesta quinta-feira Imagem: EFE/Kimimasa Mayama

Do UOL, em São Paulo

27/09/2012 09h38

A bielorrussa Victoria Azarenka, líder do ranking mundial, abandonou o WTA de Tóquio nesta quinta-feira antes de sua partida pelas quartas de final. Dona de quatro títulos na temporada, Azarenka havia se queixado de tontura na rodada anterior, mas não deixou claro o motivo de sua desistência. Além da número 1, a vice-líder do ranking, a russa Maria Sharapova, também deu adeus ao torneio.

PASSADO

Antes de sua grande arrancada para a liderança do ranking, no início da temporada, Azarenka teve problemas em quadra em 2010. Durante a segunda rodada do Aberto dos EUA, a bielorrussa, então com 21 anos, desmaiou em quadra e deu um susto no público e na organização do torneio.

“Talvez tenha sido cansaço”, deixou no ar a número 1. A bielorrussa, campeã do Aberto da Austrália em janeiro e vice do Aberto dos Estados Unidos no início do mês, reconheceu que a melhor temporada de sua carreira pode ter ficado para trás – o calendário do tênis em 2012 só termina no início de novembro.

“Antes do torneio eu não estava me sentido muito bem”, disse a jogadora de 23 anos, que teve sua pressão arterial aferida na quarta-feira, durante vitória sobre a italiana Roberta Vinci.

“Minha energia estava baixa, eu não era eu mesma. Hoje não era possível. Talvez tenha sido cansaço por toda a temporada. Eu preciso de alguns testes. É um pouco desconhecido o que isso é”.

Com o abandono, a alemã Angelique Kerber, cabeça de chave 5, avançou sem precisar jogar e na semifinal enfrenta a polonesa Agnieszka Radwanska, número 3 do mundo.

SHARAPOVA FORA

  • Enquanto a número 1 do mundo nem entrou em quadra, a russa Maria Sharapova, vice-líder, tentou vaga na semifinal, mas foi eliminada pela australiana Samantha Stosur, por 6-4 e 7-6 (12-10).
    A musa russa chegou a ter uma quebra de saque de vantagem nos dois sets, mas não conseguiu manter a vantagem. No tie-break, Sharapova esteve perto de levar a decisão para o terceiro set ao abrir 5/3, mas acabou eliminada após salvar quatro match points.
    "Embora eu tenha um bom retrospecto contra ela (10 vitórias em 11 jogos), ela é constante, uma adversária difícil. Eu poderia ter devolvido melhor os saques, mas ela fez um jogo sólido. Ela foi mais consistente”, reconheceu Sharapova.
    Nesta sexta, Stosur enfrenta outra russa, Nadia Petrova, que virou sobre a italiana Sara Errani, 6ª da WTA, com parciais de 3-6, 7-5 e 6-3