Topo

'Rainha do grito', Sharapova vence na estreia na China e aprova plano para diminuir ruídos

Maria Sharapova já sofreu diversas críticas de rivais pelo excesso de gritaria em quadra - Clive Brunskill/Getty Images
Maria Sharapova já sofreu diversas críticas de rivais pelo excesso de gritaria em quadra Imagem: Clive Brunskill/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

01/10/2012 07h47

A russa Maria Sharapova, conhecida por sua habitual gritaria em quadra, começou bem a caminhada no WTA de Pequim e venceu a romena Simona Halep por 2 sets 0, com duplo 7-5.

Antes da estreia na China, a atual vice-líder do ranking se mostrou favorável à iniciativa da WTA, órgão regulador do esporte, em educar as jogadoras para diminuir o volume dos ruídos em quadra durante as partidas.

A entidade já começou um trabalho em academias e torneios juvenis e pretende contar com o apoio de árbitros armados de dispositivos portáteis para medir o nível de barulho em quadra para acabar com a ‘gritaria’ também entre as tenistas profissionais.

“É a resposta certa. Eu comecei a grunhir desde sempre pelo o que eu me lembro. Eu vejo meus vídeos e eu grito faz muito tempo. Ninguém me disse para não fazer isso na Rússia ou na Flórida. É apenas um hábito natural”, argumentou.

Os gritos de Sharapova já foram medidos e alcançaram 101 decibéis, volume comparável ao barulho de uma motosserra, um martelo pneumático ou um trem de alta velocidade.