Topo

Djokovic atropela austríaco em 53 min e vai à semi em Pequim; Sharapova passa fácil

Djokovic sobe à rede para concluir um ponto na vitória sobre o austríaco Jurgen Melzer - EFE/How Hwee Young
Djokovic sobe à rede para concluir um ponto na vitória sobre o austríaco Jurgen Melzer Imagem: EFE/How Hwee Young

Do UOL, em São Paulo

05/10/2012 09h37

Durou apenas 53 minutos a tentativa de Jurgen Melzer de acabar com a invencibilidade de Novak Djokovic em Pequim. Nesta sexta-feira, o austríaco não teve a menor chance contra o sérvio, que atropelou o rival com 6-1 e 6-2 e avançou às semifinais do torneio disputado na capital chinesa.

Com mais o resultado desta manhã (noite em Pequim), Djokovic segue com impressionante aproveitamento de 100% na competição. Já são 13 vitórias em 13 jogos disputados ao longo de três edições: foram 5 triunfos em 2010, outros 5 em 2011 (um por W.O. e todos sem perder sets) e 3 agora em 2012.

No jogo contra Melzer, Djokovic esteve à frente no placar do início ao fim. No primeiro set, perdeu apenas o segundo game para o austríaco, vencendo todos os outros com direito a duas quebras. Na segunda parcial, a superioridade continuou, com o sérvio já vencendo o serviço do rival logo na primeira bola e administrando o restante da parcial para fechar com 6-2 e cravar a vitória.

Este foi apenas o quarto confronto entre Djokovic e Melzer, com três vitórias para o atual número 2 do mundo. Nas semifinais, o sérvio enfrentará outro rival com quem cruzou poucas vezes, Florian Mayer, apenas no terceiro duelo entre eles. Para passar de fase, o alemão, que havia vencido os primeiros jogos do torneio de virada, agora conseguiu um triunfo em sets diretos: 6-3 e 6-4 contra o chinês Ze Zhang.

A outra semifinal será disputada entre o francês Jo-Wilfried Tsonga, que passou facilmente pelo russo Mikhail Youzhny (6-3 e 6-2), e o espanhol Feliciano López, que precisou virar para cima do norte-americano Sam Querrey (4-6, 6-4 e 6-4).

SHARAPOVA AVANÇA SEM PERDER GAMES E COM DESISTÊNCIA DA RIVAL

  • EFE/How Hwee Young

    Foi relativamente fácil a vida de Maria Sharapova nas quartas de final do Torneio de Pequim. Além de salvar quatro break points de Angelique Kerber no primeiro set e aplicar um pneu na alemã, a russa se aproveitou da desistência da rival na segunda etapa, quando também já vencia por 3 a 0, para passar às semifinais. A próxima adversária de Sharapova será uma das donas da casa, Na Li, que ignorou o favoritismo da polonesa Agnieszka Radwanska e venceu por 6-4 e 6-2. Do outro lado da chave, a bielorrussa Victoria Azarenka passou tranquilamente pela suíça Romina Oprandi (6-2 e 6-0) e agora encara a experiente francesa Marion Bartoli,  que venceu a espanhola Carla Suarez Navarro por 2 a 1 (6-0, 2-6 e 6-4).

    LEIA MAIS SOBRE A CHAVE FEMININA

MURRAY PERDE 1º SET EM TÓQUIO, MAS VAI À SEMIFINAL

  • AFP PHOTO / KAZUHIRO NOGI

    Após vencer seus dois primeiros jogos sem perder sets, o britânico Andy Murray teve mais trabalho nas quartas de final do Torneio de Tóquio. No 11º encontro com o suíço Stanislas Wawrinka, o primeiro cabeça-de-chave do campeonato japonês perdeu o segundo set por 6-3, mas foi bastante superior nas outras duas parciais e venceu por 2 a 1 (6-2, 3-6 e 6-2), avançando às semifinais. Seu próximo adversário será o canadense Milos Raonic, que fez contra o sérvio Janko Tipsarevic a partida mais dura da rodada e só conseguiu vencer no set desempate, de virada, com parciais de 6-7 (5-7), 6-2 e 7-6 (9-7). A outra semifinal terá o cipriota Marcos Baghdatis, que venceu o qualifier russo Dmitry tursunov, contra o japonês Kei Nishikori, que derrubou o segundo favorito Tomas Berdych, da República Tcheca. LEIA MAIS