Topo

Djokovic bate veterano e encontra 'freguês' em busca de final inédita em Xangai

Djokovic busca única final de Masters 1000 que ainda não tem na carreira - AFP PHOTO / Mark RALSTON
Djokovic busca única final de Masters 1000 que ainda não tem na carreira Imagem: AFP PHOTO / Mark RALSTON

Do UOL, em São Paulo

12/10/2012 09h07

O público da quadra central do Masters 1000 de Xangai não viu uma atuação de gala do sérvio Novak Djokovic nesta sexta-feira. Mesmo sem repetir as sólidas atuações anteriores, o atual vice-líder do ranking mundial passou pelo veterano alemão Tommy Haas com duplo 6/3 e está a uma vitória de alcançar a única final de Masters que ainda não tem.

Neste sábado, Djokovic joga pela semifinal contra o tcheco Tomas Berdych, cabeça de chave 4, que eliminou o francês Jo-Wilfried Tsonga, 5, por 6/3 e 7/6(7-4). O retrospecto aponta amplo favoritismo para o sérvio, que em 10 encontros perdeu apenas uma vez, na grama de Wimbledon, em 2010.

Na partida desta sexta, Djokovic fez um primeiro set sólido. Perdeu apenas um ponto com o primeiro serviço, não cedeu break points e marcou 6/3 sem dificuldades.

A mudança veio no início do segundo set. Em um pequeno “apagão” do sérvio, Haas chegou aa abrir 2/0, mas não aproveitou a vantagem. Djokovic devolveu a quebra no terceiro game e voltou a mandar na partida, com grande jogo defensivo e cansando o alemão de 34 anos. O sérvio ainda voltou a oscilar quando sacou em 5/2, desperdiçando dois match points, mas na sequência quebrou o saque de Haas para avançar após 1h21.

Depois da vitória, Djokovic comentou o novo recorde do suíço Roger Federer, que chegará a 300 semanas como número 1 do mundo na próxima segunda-feira, e foi só elogios ao rival.

“É um feito extraordinário. (Federer) está sendo um dos melhores, senão o melhor de todos os tempos. Com 31 anos está ganhando Grand Slam e é sempre favorito nos torneios que disputa. Não precisamos gastar palavras sobre sua qualidade”, disse Djokovic, que poderia tomar a liderança do ranking em Xangai se Federer caísse antes das quartas de final.