Topo

Federer passa por croata e tem revanche contra Murray na semi; Djokovic busca final inédita

Federer (foto) e Murray reeditam final olímpica, vencida pelo britânico - AP Photo/Kin Cheung
Federer (foto) e Murray reeditam final olímpica, vencida pelo britânico Imagem: AP Photo/Kin Cheung

Do UOL, em São Paulo

12/10/2012 10h55

O suíço Roger Federer não conseguiu apagar a atuação irregular que teve nas oitavas de final do Masters 1000 de Xangai, mas passou pelo croata Marin Cilic nesta sexta-feira. Sofrendo com o saque, o número 1 do mundo perdeu grande vantagem no segundo set, desperdiçou dois match points e quase se complicou antes de finalmente marcar 6/3 e 6/4 em 1h21.

Seu próximo adversário será o britânico Andy Murray, número 3 do mundo, que leva pequena vantagem no retrospecto com nove vitórias em 17 jogos. O último deles aconteceu na disputa do ouro nos Jogos Olímpicos, onde Murray contou com o apoio da torcida e dominou o suíço, conquistando seu maior título na carreira até então.

O primeiro set foi marcado por muitas quebras de saque. Federer arrancou abrindo 2/0, mas Cilic conseguiu se recuperar. A partir da metade da parcial, o arsenal de golpes do suíço começou a incomodar o croata. Com mais duas quebras, Federer fechou com tranquilidade, por 6/3.

Relaxado, Federer precisou sair de 0/40 no início do segundo set e manteve o game de serviço. Mesmo sem apresentar seu melhor tênis, o suíço contou com queda de rendimento de Cilic, que já havia perdido os três confrontos anteriores contra o suíço. Federer chegou a ter dois match points no saque de Cilic, no oitavo game, não aproveitou e teve o serviço quebrado na sequência. Quando Cilic tentava empatar a parcial em 5/5, Federer pressionou seu saque e finalmente fechou o jogo.

DJOKOVIC BUSCA ÚNICA FINAL DE MASTERS QUE NÃO TEM

  • Mesmo sem repetir as sólidas atuações anteriores, Novak Djokovic passou pelo veterano alemão Tommy Haas com duplo 6/3 e está a uma vitória de alcançar a única final de Masters que ainda não tem.

    Neste sábado, Djokovic joga pela semifinal contra o tcheco Tomas Berdych, cabeça de chave 4, que eliminou o francês Jo-Wilfried Tsonga, 5, por 6/3 e 7/6(7-4). O retrospecto aponta amplo favoritismo para o sérvio, que em 10 encontros perdeu apenas uma vez, na grama de Wimbledon, em 2010.

MURRAY VIRA CONTRA 41º DO MUNDO

  • O britânico Andy Murray tomou um susto nesta sexta-feira, contra o tcheco Radek Stepanek, número 41 do mundo, nas quartas de final do Masters 1000 de Xangai.
    Irregular durante dois sets, o atual bicampeão do torneio precisou virar a partida, com parciais de 4/6, 6/2 e 6/3, para manter as chances do tricampeonato.
    Murray teve dificuldades em devolver o saque de Stepanek no primeiro set e voltou oscilar na terceira parcial, mas escapou da ‘zebra’ para vencer a segunda partida no torneio.