Topo

Retorno do Brasil à elite da Copa Davis será em Jacksonville, anuncia federação dos EUA

Bellucci conversa com o capitão João Zwetsch no duelo contra a Rússia - Luiz Pires/Fotojump
Bellucci conversa com o capitão João Zwetsch no duelo contra a Rússia Imagem: Luiz Pires/Fotojump

Do UOL, em São Paulo

16/10/2012 13h04

A Associação de Tênis dos Estados Unidos (USTA, na sigla em inglês) confirmou nesta terça-feira que receberá o Brasil na Copa Davis na cidade de Jacksonville, Flórida. O anúncio foi feito com mais de três meses de antecedência, já que o retorno da equipe brasileira à elite da competição acontece entre 01 e 03 de fevereiro de 2013.

Segundo a USTA, que organiza e promove o duelo, a Veterans Memorial Arena, palco do confronto, terá capacidade para 13 mil espectadores. Os ingressos começam a ser vendidos em dezembro. Os Estados Unidos têm retrospecto de 109 vitórias e 16 derrotas jogando em casa e nunca perderam um confronto na Flórida, em seis oportunidades.

“Não há nada como jogar a Copa Davis em seu país”, disse Jim Courier, capitão da equipe que chegou à semifinal da competição neste ano. “Nós ficamos muito felizes pelo sorteio nos dar um confronto em casa. Esta pode ser uma grande oportunidade para jogadores como John (Isner), Sam (Querrey) e Ryan (Harrison) de experimentar a vantagem de jogar em casa pela primeira vez em suas carreiras na Davis”.

Principal jogador da equipe em 2012, Isner já disputou seis confrontos na Davis, mas nunca atuou em casa. Querrey e Harrison disputaram quatro e três duelos, respectivamente, mas com a aposentadoria de Andy Roddick e o problema de saúde de Mardy Fish, são os prováveis nomes na convocação de Courier, além dos duplistas Bob e Mike Bryan.

O Brasil não disputa o Grupo Mundial da Copa Davis desde 2003, quando perdeu na estreia para a Suécia e foi rebaixado pelo Canadá. Depois de seis derrotas seguidas na repescagem, a equipe, formada por Thomaz Bellucci, Rogério Dutra Silva e a dupla Marcelo Melo / Bruno Soares, finalmente retornou à elite ao bater a Rússia, em São José do Rio Preto, em setembro.