Topo

Ex-número 1, Clijsters inicia carreira como treinadora dois meses após aposentadoria

Kim Clijsters (direita) jogou duplas ao lado de Flipkens em seu último torneio - Alex Trautwig/Getty Images/AFP
Kim Clijsters (direita) jogou duplas ao lado de Flipkens em seu último torneio Imagem: Alex Trautwig/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

17/10/2012 07h19

A belga Kim Clijsters parece não conseguir se afastar do tênis. Depois de se aposentar em meados de 2007 e voltar a jogar no final de 2009, a ex-número 1 anunciou sua aposentadoria definitiva no último Aberto dos Estados Unidos, mas já está de volta, desta vez com treinadora.

A belga tem trabalhado ao lado da compatriota Kirsten Flipkens, atual número 58 do mundo, com quem defendeu o país na Fed Cup e jogou duplas em seu último torneio como profissional. Segundo Clijsters, os primeiros resultados já apareceram, com Flipkens alcançando a final do WTA de Quebec e a semifinal em Linz, na última semana.

“Eu pensei em como poderia acompanhar Kirsten no circuito, na Europa, mas por que não na Austrália ou em Nova York. Mas não discutimos nada. Na verdade, o ideal seria a temporada de férias, para que eu possa ter Brian (seu marido) e Jada (sua filha) comigo. Também vamos ver como pode ser combinado com outro treinador”, explicou Clijsters ao jornal francês L’Equipe.

Flipkens, que atualmente está sem um técnico fixo no circuito, reconhece a ajuda de Clijsters, mas nega que ela será sua treinadora em tempo integral em 2013. “Kim está aqui para me apoiar, e eu sou muito grata. Ela é muito importante para mim. Para o próximo ano eu vou tentar uma estrutura fixa. Talvez Clijsters me ajude em Bree, mas isso não é oficial”, conta a tenista de 26 anos ao site belga Sporza. Flipkens disputa seu último torneio na temporada este semana, em Luxemburgo, e depois irá definir uma nova equipe técnica.